Para juiz, nepotismo não deve ser considerado republicano

16 Fev
14:54 2017
A+   a-
Da redação

Até onde o nepotismo atrapalha a eficiência dos serviços públicos?

Por Herval Sampaio e Joyce Morais

Antes de entendermos o que verdadeiramente deva ser compreendido como nepotismo, é imperioso que percebamos o maior equivoco nessa temática, qual seja, o excesso de nomeações de parentes pelas autoridades ao longo desse tempo que levou ao estágio atual de que todo parente é ineficiente para o serviço público e a própria desnaturação da ideia de cargo de confiança.

Com os prefeitos recém-empossados Brasil afora, nos deparamos todos os dias com nomeações de parentes para o secretariado dos Executivos municipais. Diante dessas situações, surgem questionamentos em relação às práticas de nepotismo.

O nepotismo é considerado o favorecimento de parentes através de nomeação para cargos de confiança na Administração Pública. Essa indicação motivada por relações de parentesco, na maioria da vezes, dissimulam a real intenção do gestor: empregar seus familiares, quando na verdade, ele deveria resguardar o interesse da res pública, nomeando profissionais por sua qualificação técnica para a função a ser exercida, que se não hou [...]
Ler mais

"Fica a sensação de estarmos todos ficando órfãos", diz Nota do Obvio sobre a partida de Marcos Dionísio

11 Fev
22:34 2017
A+   a-
Da redação
O Observatório da Violência do Rio Grande do Norte perdeu seu presidente de honra, o advogado humanista Marcos Dionísio de Medeiros Caldas, na madrugada deste sábado, dia 11, no Hospital São Lucas, em Natal.

Veja mais
Morre em Natal o advogado e humanista Marcos Dionísio Caldas
Um gigante na luta pelos direitos humanos, diz governo sobre a partida de Dionísio

O nosso querido amigo Marcos Dionísio ou Mosquito, como era mais conhecido, está sendo velado em Emaús e deve ser sepultado na manhã deste domingo, 12. Seus amigos vestem branco.

segue-a

Nota de Pesar

É com profundo pesar que nos enlutamos pelo o falecimento de Marcos Dionisio Medeiros Caldas, Presidente de Honra do OBVIO - Observatório da Violência Letal Intencional do Rio Grande do Norte, que ocorreu na madrugada desse dia 11 de fevereiro de 2017.

Marcos Dionísio, o mestre,  contribuiu enormemente na busca pela paz e igualdade social, e dentre os seus inúmeros feitos na trajetória de sua vida, está a cocriação da Metodologia Metada [...]

Ler mais

A quem interessa jogo sujo, a dissimulação e a mentira na gestão Rosalba???

Foto: Cezar Alves
09 Fev
08:57 2017
A+   a-
Da redação
A quem interessa o jogo sujo, a dissimulação, a mentira? Em Mossoró, estranhamente estes tem sido meios usados pela atual administração principalmente na saúde e educação. 
 
É uma continuidade do que foi feito na campanha para Rosalba Ciarlini ser eleita prefeita de Mossoró depois de concluir sua gestão como governadora do RN com quase 90% de rejeição.

Estas práticas reprováveis tem sido recorrente desde o início da administração de Rosalba Ciarlni.
 
Na saúde, o atual secretário Benjamim Bento suspendeu os atendimentos de ortopedia de baixa e médica complexidade na UPA do Belo Horizonte. Eram 1.800 atendimentos/mês.
 
Benjamim Bento, que é auditor de saúde em Mossoró e conhece bem como funciona todos os serviços e suas necessidades, estranhamente disse que não via necessidade deste serviço.
 
Como o Hospital Regional Tarcísio Maia não pode receber este tipo de serviço, que é de responsabilidade da Prefeitura, pelo menos 60 pessoas por dia estão prejudicadas.

Durante a campanha em 2016, através de suas rádios e mídias sociais, Rosalba fez a população acreditar que as dificuldades para pagar as contas em Mossor&oacut [...]

Ler mais

Eu, o Nogueirão, comunicadores irresponsáveis e o juiz Assis Amorim

Foto: Wilson Moreno
05 Fev
22:39 2017
A+   a-
Da redação
Este domingo, 5, foi de lembranças, saudades e muitas histórias relacionadas ao ex-vereador, ex-deputado e juiz aposentado Assis Amorim, que faleceu em sua residência por volta das 7h30 deste sábado, 4, vítima de problemas cardiorrespiratórios.
 
Não havia como ter qualquer contato com Assis Amorim e não conhecer suas famosas histórias. Ele não levava problemas a diante. Ele ia adiante e os resolvia. E fazia isto com coragem, zelo, responsabilidade, e sempre com muita humanidade.

Em 2004, a Lida Desportiva Mossoroense aceitou que as equipes Baraúnas e Potiguar jogassem as partidas validas pelo Campeonato Estadual no Estádio Manoel Leonardo Nogueira, mesmo sabendo que os lances de arquibancadas da ala oeste estavam arriando.
 
Eram conscientes também que vestiários estavam imundos e que as pilastras da ala leste estavam comprometidas. A área de cabines de TV, numa escala menor, também não reunia nem de longe segurança para quem assistia e transmitia os jogos.
 
Fizemos inúmeros alertas em relação à situação dos lances de arquibancadas do lado oeste, no entanto, os jornais (inclusive o que eu trabalhava) e as rádios ignoraram. Descobri que os Bombeiros não haviam liberado o estádio para jogos e mesmo assim haviam jogos realizados.
Ler mais

O ódio que aflora no seio social nos empurra para um túnel de pessimismo

04 Fev
19:08 2017
A+   a-
Da redação
Sou um otimista enquanto sociedade. Mas estes atos com relação a morte de Marisa Letícia me jogaram num poço de pessimismo horrível. Não consigo enxergar uma luz no fim do túnel com “cegos” raivosos como guia.
 
O ser humano se esforça tremendamente para ser uma experiência de DEUS que não deu certo na terra. É triste ver pessoas graduadas, que leram bons livros (pelo menos aparentam) com pensamentos tão desumano.
 
Espíritos de porcos!
 
Juro que me esforcei nestes dias procurando compreender os últimos fatos. Qual origem deste ódio. Não sei como surgiram estas pessoas com tanta pobreza, com espírito tão doente, tão carente de um tratamento psiquiátrico...
 
Cadê os ensinamentos bíblicos, de nossos pastores, de nossos pais e de nossos avôs? Constavam lá nas palavras deles que o sentimento mais nobre que existe é o do perdão. Não sou mais garoto. Passei dos 40. Mas lembro dos ensinamentos.
 
Sou do tempo que se baixava a cabeça quanto o adulto falava. Sou do tempo em que quando o idoso abria a boca, ficávamos 100% em alerta para aprender tudo daquele palavreado cansado, porém sábio. Não importava o tema.
 
Tudo que um idoso falasse, era ouvido e [...]

Ler mais