17 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:16
Luz Espírita
02/04/2016 12:54
Atualizado
13/12/2018 03:12

Datas e Lembranças

Datas e Lembranças
Internet

Neste planeta, a humanidade teve a feliz ideia de dividir o tempo em dias, meses e anos, etc., para melhor organizar nossa existência, servindo também para que sinalizemos e recordemos momentos marcantes e importantes para nós. Por esses dias estamos rodeados de datas marcantes e festivas para o Espiritismo.

A primeira destas datas é o dia 31 de março, que no ano de 1948, em Hydesville, uma pequena cidade no interior do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, as irmãs Kate e Margareth Fox, crianças de 11 e 14 anos, estabeleceram as primeiras comunicações de forma inteligente com o espírito do mascate Charles Roma.

Charles há algum tempo produzia ruídos e “atormentava” a casa da família Fox. Ele informou que fora assassinado havia cinco anos e seu corpo estava sepultado embaixo da adega da casa da família, o que posteriormente foi confirmado. Esta data é um marco para o Espiritismo, sendo considerada por alguns o início do “Novo Espiritualismo”.

Também foi no dia 31 de março, porém no ano de 1869, que desencarnou o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido pelo seu pseudônimo de Allan Kardec. O professor Rivail era de família católica, sendo um respeitado pedagogo, tradutor e filósofo, com obras publicadas nestas áreas do conhecimento.

Na década de 1850, os fenômenos das mesas girantes chegaram ao seu conhecimento, tendo o mesmo duvidado da seriedade e real existência dessas comunicações. Todavia, depois de presenciar alguns destes fenômenos e tentar mostrar que não passavam de fraudes, Hipollyte se convenceu da existência de uma inteligência por trás dos fenômenos, os espíritos, e começou a estabelecer uma comunicação séria com eles, baseada nos seus métodos científicos.

Para que sua obra espírita não fosse confundida com sua obra puramente acadêmica, ele passou a utilizar o nome Allan Kardec, sendo o responsável pela organização dos ensinamentos trazidos pelos espíritos, maravilhosamente plasmados na nossa codificação (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese).

Outra data importante é o 1º de abril, pois no ano de 1858, na cidade de Paris, foi fundado o primeiro centro espírita do mundo, com o nome de Sociedade Espírita de Paris, conforme consta na página final da Revista Espírita de maio de 1858. Essa semente plantada por nosso codificador foi mais uma grande ação em benefício da consolidação da doutrina dos espíritos e da divulgação dos ensinamentos de amor do mestre Jesus Cristo, tendo frutificado e se expandido, visto que hoje temos mais de 14 mil centros espíritas, apenas no Brasil, segundo dados da Federação Espírita Brasileira.

Para finalizarmos, nos remetemos ao dia 02 de abril do ano de 1910, momento em que encarnava, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, nosso querido Francisco Cândido Xavier. Chico Xavier foi um dos maiores divulgadores da nossa doutrina, tendo disseminado ensinamentos e provocado reflexões através de mais de 450 livros psicografadas, os quais tinham seus benefícios financeiros destinados a obras de caridade, além de levar conforto aos familiares de entes que haviam falecido, através de mais de 10.000 cartas psicografadas, sem nunca ter cobrado por tais mensagens. Nosso Chico desenvolveu inúmeros trabalhos filantrópicos que nos servem de exemplo, ficando sempre a lembrança da sua disposição para o trabalho, bem como da sua ternura, da sua mansidão e do seu amor para com todos.

 

Pedro Carvalho

Casa do Caminho

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário