17 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:16
Luz Espírita
11/06/2016 10:04
Atualizado
13/12/2018 01:27

Paulo e Estêvão

Paulo e Estêvão
Reprodução/Internet

DICA DE LIVRO

O livro Paulo e Estêvão (publicado em 1941, 488 páginas) é do benfeitor Emmanuel e foi psicografado por Francisco Cândido Xavier, um dos maiores clássicos da literatura espírita, é o momento em que a espiritualidade mais elevada estabelece uma ponte entre nosso coração e as esferas superiores da vida. De forma romanceada não trata apenas da conversão de Paulo de Tarso e Estevão ao Cristianismo, mas é o manual do verdadeiro cristão espiritual, aquele que consegue incorporar o Evangelho no seu coração e retratar Jesus em sua vida.

Estêvão, nascido como Jesiel é um hebreu que ao ver seu pai ser morto, é separado da irmã e posto como escravo num barco romano, onde cuida de um rico senhor que padece de uma grave doença, assim sua vida é poupada e ele é salvo pelos amigos “do Caminho”, primeiros cristãos que pregavam a palavra de Jesus e ajudavam pobres, órfãos, viúvas e doentes. Estevão fica maravilhado com a mensagem do Cristo e reconhece como a boa nova. Saulo doutor da lei mosaica persegue cristãos e na porta de Damasco, Jesus aparece para ele em pessoa, sua experiência espiritual é tão profunda que ele se torna divulgador do Cristianismo, seu trabalho ecoa ao longo dos tempos através de suas famosas Cartas.

A leitura é como uma declaração de amor através do difícil processo de ascensão espiritual, mostrando que precisamos encontrar caminhos que nos ajude a favorecer nosso aprimoramento íntimo, porque assim como Paulo e os cristãos dos primeiros tempos cada um de nós tem a sua jornada. O texto em sua grandeza de detalhes e refinamento espiritual nos mostra que a mensagem do Cristo não é para templos, mas para a vida pública e que somente será edificada através do nosso esforço como roteiro para a genuína felicidade. A escrita é viva, e tem o singelo desejo de elevar corações e mentes a um chamado à nossa consciência espiritual, e deixa claro que o homem novo que renasce com o Cristo é um trabalho interno de renovação diária, é a construção de uma criatura nova com o material da velha criatura.

Aíla Mendes

Casa do Caminho Mossoró

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário