Foi entregue à população uma nova unidade móvel de saúde que atenderá oito comunidades rurais na região leste do município de Mossoró. A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito Francisco José Júnior na tarde desta quarta-feira, 6, no Assentamento Cordão de Sombra I, primeiro local a receber o benefício.
A estrutura oferece aos moradores atendimento médico, odontológico, de imunização e preventivo. O treiller é dividido. Num lado tem um gabinete ondontológico e do outro uma sala para o médico atender com mais privacidade os pacientes, especialmente as mulheres.
A unidade conta com um médico, um dentista, uma técnica de enfermagem, um enfermeiro e um auxiliar de dentista. O equipamento ficará na localidade por 15 dias. Depois passa mais 15 dias em outra comunidade, quando passar nas oito localidades próximas, retorna para Cordão de Sombra.
Segundo o presidente da Associação dos Moradores de Cordão de Sombra I, José Lúcio Maia, que mora no local há mais de 10 anos, o equipamento supre uma necessidade antiga da população. “Há muitos anos nós esperávamos por essa unidade móvel de saúde. Agora, a estrutura vai melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho dos profissionais”, comemorou.
Segundo José Lúcio Maia Filho, antes do treiller o atendimento era feito na casa de Dona Maria. "Agora é num ambiente adequado, com gabinete odontológico e o médico vai atender com mais privacidade", destaca.
Outras unidades móveis de saúde estão no Abolição V e na comunidade Hipólito. Segundo a secretária-adjunta de Saúde, Silvana Escócia, o objetivo é ampliar o atendimento à saúde.
“A Secretaria de Saúde possui diversos atendimentos itinerantes que ampliam o acesso da saúde à população, como Blitz do Coração, Consultório de Rua e unidades móveis”, acrescenta.
O prefeito Francisco José Júnior lembrou à comunidade que o Cordão de Sombra já foi beneficiado com a restauração de um poço, que estava danificado há mais de 14 anos.
“Além disso, resolvemos o problema da lagoa e incentivamos programas rurais para melhorar a qualidade de vida. Nosso objetivo é fazer com que a zona rural tenha a atenção que possui a zona urbana”, discursou o prefeito.