Pouco menos de um mês após seu lançamento nos Estados Unidos e, na sequência, uma repercussão mundial, o Pokémon Go chegou ao Brasil nesta quarta-feira, 3. O game já está disponível para ser baixado na Apple Store e no Play Store. Na última terça-feira (2) a Niantic, desenvolvedora do game, já havia informado que estudava a entrada no Brasil e, na quarta (3) em seu perfil no Twitter informou que estava “trabalhando duro” para o lançamento no País.
Os fãs de jogos não falam em outra coisa pelo mundo desde que aconteceu a primeira aparição nos Estados Unidos no início do mês de julho. A repercussão foi em nível mundial e vários acontecimentos inusitados ocorreram desde seu lançamento.
A Nintendo parece ter esperado a proximidade dos Jogos Olímpicos no Brasil para poder fazer o seu lançamento. Agora é aguardar para ver o que irá acontecer com os treinadores de pokémons por aqui.
Como funciona o jogo
Diferentemente de muitos games, nesse o jogador precisa sair em busca dos bichinhos que são levados para o mundo real devido ao uso da tecnologia da realidade aumentada. O GPS é usado para poder ajudar na localização dos monstrinhos.
No entanto, não é qualquer dispositivo móvel que consegue rodar o jogo. De acordo com o site da Niantic tanto entre os iPhones quanto entre os Androids, ainda há alguns requisitos de hardware que seu dispositivo precisa atender. Abaixo, traduzimos a lista disponível no site da empresa.
Android:
- Android 4.4 até 6.0.1 (o Android N só será suportado após o lançamento da versão oficial)
- Resolução preferível: pelo menos HD (720x1280, não otimizado para tablets)
- Boa conexão com a internet (Wi-Fi, 4G ou 3G)
- GPS e serviços de localização
iOS
- iPhone 5 e posteriores
- iOS 8 e versões posteriores
- Boa conexão com a internet (Wi-Fi, 4G ou 3G)
- GPS e serviços de localização
A empresa ainda informa que iPhones que tenham passado pelo processo de "jailbreak" (para poder instalar aplicativos de fora da App Store e mudar as configurações padrões do aparelho) não serão suportados.
Tablets
Conforme a empresa menciona na seção sobre dispositivos Android, o Pokémon Go não está ainda otimizado para tablets. A princípio, qualquer dispositivo com resolução HD, GPS e serviços de localização deve ser capaz de rodar o jogo. No entanto, será necessário testar.
RAM
Embora a Niantic não informe uma quantidade mínima de RAM necessária para fazer o jogo funcionar, experiências de usuários apontam que o jogo roda tranquilamente em dispositivos que tenham 2GB de RAM ou mais.