28 MAR 2024 | ATUALIZADO 14:30
VARIEDADES
Da redação
05/08/2016 11:27
Atualizado
13/12/2018 08:31

Reumatologista diz que sequelas da Chikungunya podem durar a vida toda

"Após três meses pode se desenvolver sequelas articulares para o resto da vida. Então é importante consultar um especialista", afirmando também que existem tratamentos para cada doença.
Um grande problema que vem atingindo quem já contraiu a doença é a demora em procurar um especialista. O reumatologista Dr. Adolpho Medeiros, que já atendeu centenas de pacientes com sintomas da chikungunya, chamou atenção para a cronificação da doença.
 
"Após três meses pode se desenvolver sequelas articulares para o resto da vida. Então é importante consultar um especialista", afirmando também que existem tratamentos diferentes para cada fase da doença. 
 
Apenas secar os reservatórios de água parada não soluciona o problema, como muitos acham. Outro ponto é que o mosquito da chikungunya pica apenas durante o dia, porém sem zumbido. Algumas receitas também são feitas e divulgadas como 'milagrosas'.  Um exemplo é o inhame e o complexo B, que não possuem interferência no tratamento. 
 
"Tem alguns pacientes que dizem que não sabem nada da doença e que não existe tratamento, mas isso não é verdade. Muitos falam que corticoide é apenas o único tratamento, mas existem outros, dependendo da fase que o paciente esteja", falou.
 
Identificado pela primeira vez no ano de 1952, a chikungunya se alastrou pela Índia, Indonésia, Tailândia, chegou a ter epidemias até na Europa, no norte da Itália, e agora gera muitos casos no território brasileiro. No entanto, muitos mitos ficam em torno desta doença.
 
Com informações da Assessoria

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário