29 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:07
POLÍTICA
Maricelio Almeida
09/08/2016 15:39
Atualizado
13/12/2018 10:23

Uso de cavaletes e pintura em muros estão proibidos durante a campanha; confira outras mudanças

Envelopamento de carros também não será mais permitido. Regras foram detalhadas pelo chefe de cartório da 33ª zona eleitoral, Luiz Sérgio, durante entrevista transmitida Ao Vivo pela fanpage do MH.
Damyson Freitas
Tem início na próxima terça-feira, 16, a campanha eleitoral de 2016. Os candidatos aos cargos de vereador e prefeito terão 47 dias para conquistar a preferência da população. No entanto, não contarão com ferramentas de divulgação tradicionais em pleitos anteriores, como os cavaletes e a pintura em muros.

As novas regras de propaganda eleitoral foram detalhadas ao Mossoró Hoje pelo chefe de cartório da 33ª zona eleitoral, Luiz Sérgio Monte, durante entrevista Ao Vivo transmitida no início da tarde desta terça-feira, 9, por meio do Facebook.

Segundo o analista judiciário e especialista em direito eleitoral, os cavaletes que eram instalados em canteiros centrais da cidade estão completamente proibidos, assim como a pintura em muros.

“O objetivo principal é combater o abuso de poder econômico e baratear mais as campanhas. Nos muros, podem ser afixados cartazes, papel, mas limitados a meio metro quadrado. O limite máximo na campanha anterior era quatro metros quadrados. Só se pode uma propaganda para cada campo de visão do eleitor”, explica Luiz Sérgio.

Há também mudanças quanto ao envelopamento de carros. Não é mais permitido preencher por completo as laterais dos veículos. “Era uma prática bastante comum em 2012, que agora está proibida. Os adesivos que serão afixados terão a dimensão máxima de 50cm X 40cm em cada uma das laterais. Somente o vidro traseiro pode ser totalmente preenchido”, relata o chefe de cartório.

Durante a entrevista concedida ao Mossoró Hoje, Luiz Sérgio abordou ainda uma série de outros pontos referentes às eleições municipais, que serão destacados pelo portal posteriormente. Para assistir a entrevista completa, clique AQUI.
 
O que pode a partir de 16 de agosto:

- Partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos;
 
- Candidatos, partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha;
 
- Permitida a propaganda eleitoral na Internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga;
 
- Poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites e as vedações legais.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário