24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
ESPORTE
Da redação
29/08/2016 02:04
Atualizado
13/12/2018 17:17

Projeto busca descobrir novos talentos olímpicos em Mossoró

“Jovem Promessa de Ginástica Olímpica” possui hoje 200 crianças matriculadas na cidade
O projeto Jovem Promessa de Ginástica Olímpica, em Mossoró, vem desde 2010 incentivando, preparando, “garimpando” novos atletas com potencial olímpico e já começa a produzir seus primeiros frutos.

O projeto é uma parceria entre a Caixa Econômica, responsável pela parte financeira como aquisição de todo o material e custeio com os monitores, Prefeitura Municipal de Mossoró, que é responsável pela logística de todo o processo, e a Federação Norte-riograndense de Ginástica, responsável pela capacitação dos profissionais.

“Com o objetivo de fomentar novos talentos para a modalidade esportiva, o projeto se transformou ao longo dos anos em uma excelente ferramenta social, a partir do instante que são trabalhados outros valores como a cidadania, auxílio à educação, pois são todas crianças em idade escolar. Trabalhamos ainda valores como respeito e o convívio com o próximo, e isso acaba influenciando positivamente na forma como essas crianças devem se comportar na escola e, principalmente, no meio familiar”, afirma Franklin Soares, coordenador do projeto em Mossoró.

Após enfrentar muitas dificuldades no início, principalmente quanto ao número de crianças e o apoio das famílias, hoje cerca de 150 crianças, de cinco a nove anos de idade, e mais 50 crianças entre dez e onze anos, todas mantidas pela instituição bancária e direcionadas pela Prefeitura, o projeto vive seu melhor momento. “No começo ocupávamos uma sala adaptada no Ginásio Pedro Ciarlini e isso era muito inadequado para o desenvolvimento do projeto. Hoje temos um espaço próprio na Escola Municipal Raimundo Fernandes, no bairro Santo Antônio”, acrescenta o professor Franklin.

O projeto Jovem Promessa de Ginástica Olímpica em Mossoró possui uma turma com os primeiros talentos selecionados pelos atentos profissionais envolvidos no programa. São seis pequenas promessas olímpicas que dentro de sua faixa etária são consideradas como pequenos notáveis.

O destaque desse grupo é o assuense Kaio Victor da Silva Araújo de apenas 7 anos. “Esses nossos talentos serão encaminhados para centros de referências indicados pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e seguirão com treinamentos intensivos buscando ainda mais seus respectivos desenvolvimentos na modalidade”, concluiu o coordenador.

A primeira experiência em nível nacional dos jovens talentos mossoroenses acontecerá em novembro, quando a CBG inaugurará um novo centro de treinamento na cidade de Macaíba (RN) e eles terão treinamento com atletas e treinadores da Seleção Brasileira de Ginástica.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário