25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
VARIEDADES
Da redação
19/09/2016 12:20
Atualizado
13/12/2018 18:56

Bombeiro ensina em vídeo como não se afogar no mar

Antes de entrar no mar, banhistas podem perceber se há a formação da vala ou corrente de retorno. Profissionais alertam que a vala evita a formação de ondas e acaba puxando a pessoa para dentro do mar.
Reprodução/Internet
O assunto da semana foi o afogamento do ator global, Domingos Montagner, quando ele tomava banho no Rio São Francisco, em Alagoas. A tragédia chocou o Brasil pelo fato da morte do ator coincidir com a morte do seu personagem da novela Velho Chico. 

O caso do afogamento não é isolado. Afogamentos são corriqueiros, principalmente em nossa região por conta da quantidade de praias. As praias de Tibau, Areia Branca, e até Icapuí, Ceará, atraem grande público. 

Um dos perigos mais apontados por profissionais é a chamada vala, também conhecida como corrente de retorno. 

A vala é um canal escavado pela força das ondas paralelamente à praia, sendo sua ocorrência mais comum em praias rasas. A extensão da vala pode ser grande, normalmente correndo nela uma corrente lateral, que vai cair numa corrente de retorno. 

Segundo bombeiros militares, essa "vala" é identificada a partir da ausência de ondas, consequentemente, da espuma branca. Por isso, é fácil do banhista percebê-la antes de entrar no mar, evitando assim possíveis afogamentos. 

"Ali dificilmente quebra onda, é ali que a água retorna pro oceano, por isso que é ali que acontece o afogamento, porque a pessoa nada, nada, perde a força e se afoga", destaca o bombeiro em vídeo. 

Veja o vídeo completo:
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário