25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
POLÍTICA
Da redação
27/09/2016 13:07
Atualizado
13/12/2018 05:06

As poucas propostas sustentáveis para reduzir a violência em Mossoró

Agente Paulo Nascimento, da PF, um dos poucos candidatos a vereador de Mossoró que apresentou proposta coerente e realizável para reduzir a violência de forma sustentável em Mossoró
Cezar Alves
Os números do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte nos primeiros nove meses de 2016 revelam um quadro sangrento. Ao todo, já foram registrados 172 Crimes Violentos Letais e Intencionais. Não existe uma estatista precisa das outras ocorrências.
 
É evidente necessidade de políticas públicas para reduzir a violência, de forma sustentável e continuada. Entretanto, poucos ou quase nenhum candidato a cargo eletivo tem demostrado, em seus discursos pedindo votos nas ruas de Mossoró, projeto neste sentido.
 
O caminho para reduzir a violência de forma sustentável, conforme explica o especialista em segurança pública Ivênio Hermes, é investir numa cadeia de serviços, que começa em políticas públicas para fortalecer a família, que atualmente está esfacelada.
 
O segundo passo, conforme Ivênio Hermes, é a Prefeitura Municipal de Mossoró construir escolas em locais amplos e com toda a estrutura de laboratório de capacitação profissional, estrutura para atividades culturais e principalmente para práticas esportivas.
 
Com estes investimentos, segundo Ivênio Hermes, os jovens sairiam de uma situação de alto risco nas ruas, do computador, da TV e colocaria num ambiente sadio, com amplas possibilidades de evoluir nas práticas de esportes, culturais e profissionais.
 
O especialista fala também em apoio as instituições de capacitação profissional e também religiosas atuando fortemente junto aos jovens e as famílias. “Paralelo a este trabalho, é igualmente urgente combater exemplarmente os criminosos nas ruas”, destaca.
 
Entre dezenas de propostas de vereadores analisadas, apenas um aponta neste sentido. É do candidato Paulo Nascimento, que é agente da Polícia Federal. Nascimento é graduado em Letras e especialista em Segurança Pública pela Academia Nacional da Polícia Federal.
 
Além de tudo isto, Paulo Nascimento fala em levar conscientização dos jovens nas escolas, buscar reforçar o trabalho repreensivo e ostensivo nas ruas, assim como propor a privatização dos presídios e/ou transforma-los em indústrias ou fábricas.
 
Apesar da gravidade revelada pelos números do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, é notório a falta de discurso coerente e aplicável dos candidatos quanto a segurança pública. Ao longo dos anos, o debate sobre segurança pública se quer é colocado à mesa.
 
Quando muito fazem, segundo Ivênio Hermes, é atacar um setor, deixando todos os outros sem qualquer investimento. A consequência natural é o crescimento da violência homicida, que aparentemente a população está incorporando em seu dia a dia e ficando inerte.
 
Para o especialista em segurança pública, estruturar a cadeia de serviços que resulta num cenário de paz no RN, passa essencialmente pelo interesse da população, que é quem escolhe seus gestores, seus legisladores, e tem o dever de fiscalizar e cobrar resultados.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário