20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
VARIEDADES
Da redação
10/10/2016 06:01
Atualizado
14/12/2018 08:13

Artrite Idiopática Juvenil: quando os pais devem procurar um especialista?

Doença inflamatória atinge milhares de crianças brasileiras e altera até mesmo o crescimento.
Divulgação
Próximo do dia das crianças, algumas doenças que atingem os pequenos preocupam muito os pais. É o caso da Artrite Idiopática Juvenil, ou então conhecida como Artrite Reumatoide Juvenil, que atinge milhares de crianças do Brasil.

A doença inflamatória pode afetar uma ou várias articulações e tem início antes dos 16 anos de idade, durando na sua fase inicial no mínimo seis semanas.

A doença é dividida em três tipos: poliarticular (quatro ou mais articulações), pauciarticular (menos de quatro articulações) e início sistêmico (febre alta, lesões de pele e número variável de articulações).

“Essa artrite é a forma mais comum nas crianças. Apesar de ser uma doença benigna, sem risco de vida, causa sequelas caso o tratamento não seja realizado  cedo e de forma adequada. Quando a criança se queixar de dores em partes do corpo de forma frequente, é preciso procurar um especialista ”, explicou Dr. Adolpho Medeiros, Reumatologista.

Inflamação nas articulações e alteração do crescimento são as características mais comuns da doença. “É necessário uma abordagem completa para confirmar a doença na criança. São analisados os sintomas, o histórico familiar, além de exames físico e laboratoriais, de forma que sejam excluídas outras doenças causadoras de artrite na infância. O tratamento dependerá da apresentação clínica da artrite na criança”, disse Adolpho.

Normalmente, o tratamento é feito com medicamentos, exercícios físicos regulares, fisioterapia, terapia ocupacional, além de dieta balanceada e cuidados especiais com as partes do corpo acometidas.

“O tratamento visa diminuir a inflamação articular, a dor e recuperar a função das articulações. Dessa forma se previne as sequelas e mantem o crescimento adequado das crianças. Em casos de suspeita da doença, a família deve procurar imediatamente um especialista”, alertou o Reumatologista Adolpho Medeiros.

Com informações Assessoria 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário