04 MAI 2024 | ATUALIZADO 10:43
MOSSORÓ
Da redação
17/10/2016 08:08
Atualizado
14/12/2018 03:27

Sistema de transporte coletivo de Mossoró é aprovado por 87% dos usuários

População também aprova mudanças implantadas recentemente, como a bilhetagem eletrônica. Empresa Cidade do Sol passou a atuar após licitação lançada pela Prefeitura
Assessoria/Cidade do Sol
O mossoroense está mais satisfeito com o transporte coletivo local. Pesquisa da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM) aponta que 87% dos usuários aprovam o sistema de ônibus.

A sondagem foi realizada entre os dias 12 e 23 de setembro, ouviu passageiros de todas as linhas da cidade e abordou aspectos como horários, conforto, bilhetagem eletrônica, sistema de informação, entre outros.

“Nós enfrentamos esse problema de frente. Depois de muito trabalho, muita luta, dedicação, estamos alcançando os resultados esperados. A pesquisa comprova isso”, destacou o prefeito Francisco José Júnior ao comentar o levantamento.

A Cidade do Sol passou a atuar em Mossoró após concluído o processo licitatório que para a concessão do serviço de transporte público no município por um período de 10 anos. O secretário de Mobilidade Urbana, Alvibá Gomes, comemora os avanços obtidos após esse processo:

“Temos hoje um transporte público com horários definidos, rotas fixas. É importante essa aprovação, essa aceitação. Estamos fazendo avaliações constantes e, em parceria com a empresa, promovendo as alterações necessárias para melhorar cada vez mais o sistema”, frisou Alvibá.

Melhorias

Em relação à bilhetagem eletrônica, 68,3% dos usuários estão satisfeitos, e outros 19% se dizem muito satisfeitos com o serviço, instalado em maio deste ano, no início das operações da empresa Cidade do Sol.

O diretor da Cidade do Sol, Waldemar Araújo, considera os números reflexo das melhorias feitas pela empresa no transporte público de Mossoró.

Ele lembra que, em pouco mais de quatro meses de atuação, a concessionária instalou bilhetagem eletrônica, sistema integração, biometria facial, acessibilidade em toda a frota, e ônibus aos finais de semana, grande parte dessas medidas prevista no edital lançado pela Prefeitura de Mossoró para a concessão do serviço.

“Ficamos muito felizes com o resultado e temos certeza que estamos no caminho certo. Em menos de cinco meses, conseguimos avançar bastante, mas ainda temos muito o que fazer. Acreditamos no potencial de Mossoró, e queremos contar com a parceria das empresas locais, para que comprem os vales transportes para os funcionários e valorizem o serviço”, pontua.

Profissionais

A pesquisa também avaliou o comportamento dos motoristas de ônibus. O índice de satisfação com o atendimento é de 81%, entre bom e ótimo. Outros 16% consideram que o desempenho é regular, e apenas 3% usuários avaliam como ruim ou péssimo.

Gargalos

Ainda conforme a pesquisa, 79% dos entrevistados concordam que o transporte público melhorou, após o início das operações da Cidade do Sol. O estudo também revela pontos que necessitam de melhorias, como o estado das vias de acesso dos ônibus e a ausência de abrigos.

Com informações da Assessoria
 
 

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