24 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
MOSSORÓ
Da redação
20/10/2016 07:04
Atualizado
20/10/2016 07:11

Mossoró investiga 52 casos de microcefalia ligados ao Zika

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o município possui 14 casos confirmados. O RN já registra 469 casos notificados da doença.
Agência Brasil
O município de Mossoró apresenta 89 casos notificados de microcefalia ligados ao Vírus Zika. Destes, 14 confirmados e 52 estão em investigação. Mossoró é o segundo maior do Estado em número de casos. 

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 19, pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica. 

Os casos notificados estão distribuídos em 88 municípios do estado. Ao todo, o RN registra 469 casos suspeitos de microcefalia, três a mais do que na semana passada. 

Destes, 334 de nascimentos ocorridos em 2015, 124 de nascimentos que aconteceram este ano, quatro casos de 2014 e as demais ocorrências foram de abortos e pré-natal.

Os casos confirmados estão distribuídos em 47 municípios, com destaque para os municípios de Natal (98), Mossoró (89), Parnamirim (37) e Macaíba (15) que apresentam um número elevado.

Em abril deste ano, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos anunciou a confirmação da relação entre o Zika e a ocorrência de microcefalia em bebês cujas mães foram infectadas pelo vírus.

O estudo realizou uma revisão rigorosa das evidências já existentes e concluiu que o Zika é a causa da microcefalia e outros danos cerebrais identificados em fetos. 

Orientação 

Diante deste cenário, a Sesap orienta que a população continue cuidando de suas casas. As recomendações são as mesmas: não deixar água parada, cuidar dos reservatórios e possíveis criadouros do mosquito, limpar caixas d’água, lavanderias, pratos de planta e de geladeira.

Com informações da Sesap/RN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário