28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
POLÍTICA
Da redação
20/10/2016 13:54
Atualizado
13/12/2018 09:26

Justiça do RN recebe inquérito envolvendo Cunha e Henrique Alves

Os documentos foram enviados nesta quinta-feira (20) pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). As denúncias apontam suposto recebimento de propina disfarçada de doação de campanha.
O globo
Os documentos foram enviados nesta quinta-feira (20) pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). As denúncias apontam suposto recebimento de propina disfarçada de doação de campanha. Além do deputado cassado, Eduardo Cunha, o ex-deputado Henrique Alves há também o envolvimento do empresário José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, da OAS.

 O pedido de investigação chegou ao Supremo em sigilo no mês de maio. O inquérito foi aberto, mas retirado do âmbito da Operação Lava Jato por não se referir diretamente ao esquema de desvios na Petrobras.

Eduardo Cunha e Henrique Alves são investigados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e Léo Pinheiro por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Segundo a Procuradoria Geral da República, conversas interceptadas no celular de Léo Pinheiro mostraram uma conversa em que Cunha e o empresário falavam sobre votações de interesse da empreiteira. Depois, o parlamentar aparece cobrando doações oficiais da OAS para campanha de Henrique Alves ao governo do Rio Grande do Norte, em 2014.

As informações foram enviadas para o Rio Grande do Norte em razão da cassação de Eduardo Cunha, que, com isso, perdeu o foro privilegiado, e porque as suspeitas apontadas na apuração ocorreram neste estado.

"Havia, inclusive, doações rotineiras – a demonstrar a estabilidade da relação espúria – e doações extraordinárias. Da mesma forma, verificou-se não apenas a participação de Henrique Alves nesses favores, como também o recebimento de parcela das vantagens indevidas, também disfarçada de 'doações oficiais'", afirmou o procurador.
Janot citou cobrança de Eduardo Cunha à OAS para campanha de Henrique Eduardo Alves e apontou atuação de Alves para que houvesse a destinação de recursos, oriundos da Petrobras.

 "Houve, inclusive, atuação do próprio Henrique Eduardo Alves para que houvesse essa destinação de recursos, vinculada à contraprestação de serviços que ditos políticos realizavam em benefício da OAS. Tais montantes (ou, ao menos, parte deles), por outro lado, adviriam do esquema criminoso montado na Petrobras e que é objeto do Caso Lava Jato, o que demanda a correlata análise do caso", disse Janot, em maio.

O procurador destacou que em uma das mensagens, em 2014, Eduardo Cunha pediu doação para o comitê estadual do PMDB no Rio Grande do Norte e afirmou que, no dia seguinte, "25 de julho de 2014, houve doação de R$ 500 mil, feita pela Construtora OAS, para a campanha de Henrique Eduardo Alves ao governo do Rio Grande do Norte".

Com informações do G1

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário