28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
MOSSORÓ
Da redação
20/10/2016 21:14
Atualizado
13/12/2018 10:26

Justiça Federal mantém decisão e secretário dá sequência na otimização da saúde em Mossoró

Em visita a nova UTI neonatal do Hospital Maternidade Almeida Castro, George Antunes disse que ficou encantado e voltou a declarar que a maior beneficiada é a população da região com a otimização dos serviços em tempo de crise
O secretário estadual de Saúde, George Antunes, nesta quinta-feira, 20, deu mais um passo importante no processo de otimização dos serviços de saúde no Rio Grande do Norte, para garantir a continuidade dos serviços nestes tempos de crise financeira generalizada no País.

Em Audiência com o juiz federal Orlan Donato Rocha, com a participação da OAB e do Ministério Público Federal, George Antunes recebeu a autorização para continuar o trabalho de otimizando os serviços de obstetrícia, para garantir a continuidade com qualidade.

O processo de otimização dos serviços de partos de alto, médio e baixo risco das mulheres de toda a região Oeste do Rio Grande do Norte havia começado no dia 28 de setembro, ocasião em que Orlan Donato, em Audiência de Cooperação com a Justiça do Trabalho e do Estado, determinou que o Governo do Estado assumisse uma parte dos custos de manutenção da Maternidade Almeida Castro, que estava sendo mantida até então somente com recursos do Sistema Único de Saúde e uma complementação da Prefeitura de Mossoró.

O Hospital Maternidade Almeida Castro, que é administrado pela Associação de Assistência e Proteção a Maternidade e a Infância de Mossoró-APAMIM, que está sob intervenção federal desde o dia 27 de setembro de 2014, devido a problemas trabalhistas graves, fortes suspeitas de desvios de recursos do SUS, mediante fraudes, entre outros problemas.

Devido a estes problemas, a então Casa de Saúde Dix Sept Rosado fechou em agosto de 2014 e em outubro daquele ano foi reaberta por determinação da Justiça Federal por uma Junta de Intervenção. O trabalho dos interventores, aos poucos e com poucos recursos nestes dois anos, já conseguiu colocar em funcionamento mais de 170 leitos, sendo que 43 de atenção especial aos bebês que nascem antes do tempo e com baixo peso.



Ao receber a ordem para assumir parte dos custos de manutenção do HMAC, o secretário Estadual George Antunes decidiu por transferir os serviços das cooperativas médicas, todos os equipamentos e também fazer um repasse financeiro para, junto com a Prefeitura de Mossoró e a Justiça Federal, torna Maternidade Almeida Castro numa referência no Oeste do RN.

Os servidores do Hospital da Mulher (médicos, enfermeiros e técnicos), que já estavam parados haviam mais de 20 dias por falta de material quando houve a decisão do juiz Federal Orlan Donato e do secretário George Antunes, iniciaram uma série de protestos, com apoio da Igreja Católica e principalmente da Ordem dos Advogados do Brasil, contra a otimização.

O juiz Orlan Donato voltou a ouvir as partes, após provocado pela OAB, no processo de intervenção da APAMIM, sobre o Hospital da Mulher. Entretanto, o juiz federal optou por manter a decisão do dia 28 de setembro. Considerou as informações técnicas que já estavam no processo e as novas fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde. "Não tenho dúvidas que vai melhorar muito", diz o secretário George Antunes.

Com a manutenção da sentença, George Antunes disse que vai publicar no Diário Oficial a nova lotação de mais de 260 servidores que antes trabalhavam no Hospital da Mulher. No Hospital Regional Tarcísio Maia, haverá um grande ganho, pois finalmente, depois de anos, a pediatria terá médico todos os dias. "Será possível abrir mais 16 leitos que estão fechados por falta de pessoal no HRTM", explica o secretário George Antunes.


Neste video, George Antunes diz que quer tornar Mossoró alto suficiente em Saúde

Outro benefício, que o secretário George Antunes espera conseguir com a otimização na obstetrícia é colocar em funcionamento o Hospital Rafael Fernandes, para atender aos pacientes de todo o Oeste do Rio Grande do Norte, acometidos de doenças infecto contagiosa evitando assim transferências para o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal.

Nesta quinta-feira, 20, após a audiência na Justiça Federal, no Ministério Público do Trabalho, na Secretaria Municipal de Saúde, George Antunes voltou a visitar as instalações do HMAC, ocasião em que testemunhou o funcionamento da nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, com 18 leitos, podendo chegar a 19 ou 20.  "Também vamos ampliar a UTI neonatal intermediária, de 7 para 14 leitos", explica a interventora Larizza Queiroz.

Atualmente já estão em funcionamento 18 leitos de UTI neonatal, 7 de UTI neonatal Intermediária e outros 18 de UTI neonatal Mãe Canguru. "São 43 leitos de atenção especial ao bebê recém-nascido e outros 130 leitos divididos por setores do Hospital Maternidade Almeida Castro", destaca o interventor Benedito Viana (foto acima), que acompanhou o secretário no trabalho de restauração dos serviços do HMAC.


Em entrevista ao MOSSORÓ HOJE, o secretário elogiou a estrutura e comentou sobre a importância de otimizar os serviços para manter os serviços funcionando neste tempo de crime financeira generalizada no País, que afetou o Rio Grande do Norte e especialmente o município de Mossoró.


O secretário também tratou duante a visita nesta quinta-feira, 20, a Mossoró, sobre a contratação da UTI pediátrica no Hospital Wilson Rosado, foi conhecer o novo secretário de saúde e declarou ao MOSSORÓ HOJE, que otimizandos os serviços de saúde é o caminho para o Estado enfrentar esta crise financeira sem que a população perca serviços importantes como saúde.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário