25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
VARIEDADES
Da redação
21/10/2016 06:50
Atualizado
13/12/2018 13:05

Uso de adoçantes pode causar doenças graves, alerta nutricionista mossoroense

Os problemas causados vão desde câncer até esclerose múltipla, depressão, compulsão por doces, redução da flora intestinal, entre outros.
Reprodução/Internet
Atualmente há no mercado uma grande variedade de adoçantes que prometem muitos benefícios, no entanto eles são produtos químicos e podem causar muito mal à saúde se consumidos em excesso. 

De acordo com a nutricionista Melina Nascimento, usar adoçante nem sempre é a melhor opção. “Os adoçantes sintéticos são produtos químicos e apesar de não apresentarem calorias alguns deles podem causar de diversas doenças, desde câncer até esclerose múltipla, depressão, compulsão por doces, redução da flora intestinal e podem aumentar a resistência insulínica associada ao diabetes e excesso de peso, além de apresentam níveis elevados de sódio, que é um dos inimigos da hipertensão arterial”, destaca.

Outro problema elencado pela especialista é que as células não reconhecem o adoçante, agindo como uma toxina, podendo ser uma das possíveis causas de esteatose hepática não alcoólica e não medicamentosa. “Com isso os naturais passam a ser as opções mais viáveis, no entanto, o esteviosídeo por exemplo, possui o sabor um pouco amargo e assim como os outros, se usado em excesso pode causar diarreia” explica Melina.

De maneira geral os adoçantes são indicados para indivíduos com resistência insulínica (diabetes, mulheres com síndrome de ovário policístico) obesidade, entre outras. Porém, o mais indicado a se fazer é rodiziar o seu uso ou mesmo evitar o consumo excessivo, preferindo adaptar o paladar ao sabor natural dos alimentos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário