19 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:38
MOSSORÓ
Da redação
21/10/2016 09:43
Atualizado
13/12/2018 23:50

Mossoró: Biometria facial identifica uso indevido em mais de 550 carteiras de ônibus

Sistema começou a ser instalado no final de agosto desse ano pela empresa Cidade do Sol. Objetivo é evitar fraudes em benefícios de gratuidade e meia-passagem
Assessoria
O sistema de biometria facial, que começou a ser implantado no final do mês de agosto em Mossoró, já identificou cerca de 560 usuários utilizando irregularmente o cartão magnético que dá acesso ao benefício da gratuidade ou meia-passagem no transporte coletivo municipal.

A informação foi confirmada pelo diretor da empresa Cidade do Sol ao MOSSORÓ HOJE, Waldemar Araújo. Ele explica que a fraude é identificada já no momento em que o passageiro apresenta a carteirinha no aparelho de validação instalado no ônibus.

“O sistema faz uma avaliação e reconhece que o passageiro não é o titular do cartão, que fica bloqueado. Muitos usuários demonstraram arrependimento, pediram desculpas. Em um primeiro momento, há a advertência e na sequência o cartão é desbloqueado, desde que se comprove a titularidade do benefício”, explica Waldemar Araújo.

LEIA MAIS:

Número de passageiros do transporte coletivo em Mossoró dobra em cinco meses


O funcionamento da biometria facial ocorre com a ativação do sistema denominado de Sigom Vision em que é interligado ao validador de cartões. Acionado logo que o usuário apresenta o cartão no aparelho de validação, três imagens do beneficiário são feitas pela câmera acoplada ao validador e enviadas ao banco de dados da empresa, onde são comparadas.
 
Números
 
A Cidade do Sol possui, atualmente, cerca de mil usuários cadastrados no benefício social da gratuidade, sendo a maior parte de idosos, com 652 portadores do cartão gratuidade. O restante dos beneficiados da gratuidade é de pessoas com necessidades especiais, que totalizam 348 cadastros. Já estudantes somam 2.325 cadastrados que possuem o benefício da meia passagem.
 
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário