23 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:31
VARIEDADES
Da redação
24/10/2016 07:52
Atualizado
14/12/2018 08:19

Perda e ganho de peso estão associados a três fatores, diz nutricionista

De acordo com a nutricionista Melina Nascimento, essas questões são complexas, pois envolvem fatores genéticos, hormonais e nutricionais.
Reprodução/Internet
Muitos questionam os motivos pelos quais pessoas que comem muito e possuem dificuldade para engordar, e outras que comem pouco e engordam com muita facilidade. De acordo com a nutricionista Melina Nascimento, essas questões são na verdade bem complexos, pois envolvem fatores genéticos, hormonais e nutricionais.  

Segundo Melina, os fatores genéticos não são determinantes para o resultado, eles contribuem apenas entre 30%-40%, que podem ser visualizados por exames genéticos específicos ou no momento da consulta pelo biotipo corporal. “Existem três tipos de biótipos: Ectomorfo (naturalmente magro com baixo percentual de gordura e com dificuldade para ganhar peso ou massa muscular), Mesomorfo (facilidade para perder e ganhar peso ou massa muscular) e Endomorfo (facilidade em ganhar peso e maior dificuldade em perder gordura)", explica ela.

Já os fatores hormonais vistos em pessoas com resistência à insulina com maior acúmulo de gordura abdominal e mulheres com ovário policístico, por exemplo, possuem maior dificuldade para perder peso, assim como, o hormônio da tireóide e o cortisol (hormônio do estresse) se estiverem desregulados possuem grande influência nesse metabolismo energético. “Além disso, a deficiência de vitaminas e minerais, sendo as principais: vitamina D, magnésio, complexo B e ferro, podem lentificar o metabolismo”, destaca Melina.

Para a nutricionista, o estilo de vida preponderante, com percentual determinante de 60%-70%, pela qualidade da alimentação e não somente a quantidade, ser fisicamente ativo ou não, além do equilíbrio psicológico, emocional e espiritual é o que vai definir o peso do indivíduo. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário