26 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:53
MOSSORÓ
Da redação
27/10/2016 04:01
Atualizado
12/12/2018 22:09

Prefeitura explica processo licitatório dos serviços de limpeza urbana

Município afirma que comparativo feito pelo TCE foi superficial e em que Natal o gasto do serviço, por habitante, é superior ao de Mossoró.
Assessoria
A Prefeitura de Mossoró emitiu nota sobre a suspensão, pelo Tribunal de Contas do Estado, do processo licitatório para contratação de empresa especializada em execução de serviços de limpeza urbana.

O Poder Executivo afirma que o comparativo feito pelo TCE foi superficial, quanto aos custos, por habitante, do serviço de limpeza urbana em Mossoró e Natal. A nota explica que em Mossoró uma única empresa será responsável pela execução de uma série de atividades que inclui, entre outros, serviço de coleta, varrição de vias e serviços congêneres, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos, bem como toda e qualquer atividade relacionada com a limpeza e manejo dos resíduos sólidos urbanos, incluindo o gerenciamento do Aterro Sanitário.

Já em Natal, o serviço é realizado por uma autarquia, responsável por mais de 50% do serviço de limpeza, além de uma empresa contratada como uma forma de complemento do serviço de limpeza. Dessa forma, o custo por habitante, previsto no processo licitatório em Mossoró, é menor do que o praticado na capital, segundo detalha a Prefeitura.

Confira a nota na íntegra:
 
A Prefeitura Municipal de Mossoró vem a público trazer esclarecimentos sobre o processo licitatório para contratação de empresa especializada em execução de serviços de limpeza urbana no município de Mossoró, suspenso nesta terça-feira, 25, tendo em vista a alegação de sobrepreço, baseada, ressalte-se, em um comparativo superficial com o contrato de limpeza pública executado no município de Natal.

A Prefeitura esclarece que o processo licitatório foi alicerçado no Plano de Gerenciamento e Projeto Básico para Contratação de Serviços de Limpeza Urbana do Município de Mossoró, o qual foi devidamente apresentado em audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró, em dezembro de 2015, e disponibilizado para os vereadores, Ministério Público e população em geral.

Entendemos que os cálculos proporcionais e comparativos de valores custeadores de serviços são sempre bem vindos, desde que acompanhados do devido bom senso e de outras noções não menos importantes, como as diferenças e particularidades operacionais das atividades de campo de cada local.

Em Mossoró, a empresa contratada deve ser responsável pela execução do serviço de coleta, varrição de vias e serviços congêneres, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos, bem como toda e qualquer atividade relacionada com a limpeza e manejo dos resíduos sólidos urbanos, incluindo o gerenciamento do Aterro Sanitário; limpeza e dragagem de canais e lagoas; limpeza de praças e canteiros; limpeza de cemitérios e mercados; apreensão de animais; coleta seletiva, e instalação de ecopontos. Já em Natal, o serviço é realizado por uma autarquia, responsável por mais de 50% do serviço de limpeza, além de uma empresa contratada como uma forma de complemento do serviço de limpeza.

Por fim, o valor de R$ 14,26 hab/mês, proposto no Plano de Gerenciamento representa tão somente a necessidade máxima para boa gestão do sistema de limpeza e manejo de resíduos sólidos para o município de Mossoró – e mesmo ainda abaixo do valor verdadeiro investido na cidade de Natal, R$16,23 hab/mês, ficando a cargo da contratante, através das Ordens de Serviços, que deverão ser expedidas em tempo oportuno, o valor máximo admitido pelo setor financeiro e que será contratado da Prefeitura Municipal de Mossoró, à época em que ocorrer.

Mossoró, 25 de outubro de 2016.
Francidaule Leite de Amorim – Secretário Municipal de Infraestrutura, Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos

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