25 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:55
MOSSORÓ
Da redação
27/10/2016 07:19
Atualizado
13/12/2018 07:43

Prefeitura lamenta falecimento de criança na UPA do BH

Em nota, o Município explica que a criança chegou à Unidade já em estado grave, e que todo o atendimento médico necessário para estabilizar o paciente foi prestado
Valéria Lima/MH
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, emitiu nota sobre o falecimento de uma criança de 4 anos, ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, nesta quarta, 26. A gestão enfatizou que o paciente recebeu toda a assistência médica necessária para o seu atendimento, além da realização de exames e medicamentos.

De acordo com o prontuário do atendimento, ao chegar à UPA, a criança apresentava quadro sintomático de taquipnéia, extremidades frias, cianose de extremidades, hipotermia e alterações nos sinais vitais, em decorrência de uma pneumonia, a qual estava recebendo tratamento há sete dias.

“Com o agravamento do quadro, a equipe médica decidiu transferi-la para a UTI Pediátrica, e, apesar de todos os esforços, a criança veio a óbito na UPA, às 17h50, antes mesmo de ser transferida”, explica a Prefeitura.

Confira abaixo a nota na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Mossoró manifesta seu mais profundo sentimento de pesar e lamenta o falecimento da criança R.D.S.C, ocorrido nesta quarta-feira, 26, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Raimundo Benjamin Franco, bairro Belo Horizonte, vindo apresentar esclarecimentos à população mossoroense sobre informações errôneas divulgadas de forma irresponsável por alguns veículos de comunicação acerca deste lamentável fato.

Ao contrário do que foi noticiado por setores da imprensa, a criança recebeu todo o atendimento médico necessário ao dar entrada na UPA do Belo Horizonte, às 16h15, desta quarta-feira. De acordo com seu prontuário, ao chegar à unidade, apresentava quadro sintomático de taquipnéia, extremidades frias, cianose de extremidades, hipotermia e alterações nos sinais vitais, em decorrência de uma pneumonia, a qual estava recebendo tratamento há sete dias.

A equipe médica prestou toda a assistência de saúde necessária para o atendimento, além da realização de exames e medicamentos, desde a chegada da criança à unidade. Com o agravamento do quadro, a equipe médica decidiu transferi-la para a UTI Pediátrica, e, apesar de todos os esforços, a criança veio a óbito na UPA, às 17h50, antes mesmo de ser transferida.

A Prefeitura de Mossoró lamenta profundamente que uma enfermeira de seu quadro de atendimento, apresentada de forma equivocada pela reportagem como enfermeira-chefe, tenha prestado informações errôneas sobre o caso, sem autorização ou sequer a prévia consulta ao laudo, fazendo acusações levianas à gestão e aos profissionais da saúde que tentaram a todo custo salvar a vida da criança e informa que tomará as providências cabíveis para apurar a responsabilidade quanto à divulgação das informações inverídicas.

A Prefeitura de Mossoró ainda lamenta toda a espetacularização de setores da mídia sobre a dor desta família, e se solidariza com todos os amigos e familiares da família enlutada.

Luziária Machado
Secretária de Comunicação Social da Prefeitura de Mossoró”

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário