27 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
MOSSORÓ
Da redação
27/10/2016 07:54
Atualizado
13/12/2018 10:42

Enfermeira Andrea Cunha afirma que criança teve todo o atendimento possível; médico confirma

A criança chegou em franca insuficiência respiratória, um quadro classificado como choque séptico grave. Foram feitas manobras de reanimação cardiorrespiratória, informa o médico André Régis, diretor da UPA do Belo Horizonte
Cezar Alves
O diretor André Régis, da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do bairro Belo Horizonte, em Mossoró, negou que a criança de 4 anos tenha falecido na unidade no final da tarde desta quarta-feira, 26, em função de falta de medicamentos e ou aparelhos, como noticiado.

Veja mais
Criança chega grave na UPA do BH e não resiste

A enfermeira Andrea Cunha, que estava de plantão na UPA e foi usada como fonte para se afirmar na mídia que a criança de 4 anos teria falecido por falta de medicamentos ou aparelhos, negou tudo. Pelo contrário, afirmou que foram feitas todas as manobras possíveis.

"A criança teve todo o atendimento necessário e no tempo hábil. Quando a criança chegou, já chegou bastante crítica, trazida pelos familiares. Foram várias manobras realizadas e a família estava presente vendo o empenho da família", narra Andrea Cunha.

Para o atendimento que a criança necessitava na hora da parada cardiorrespiratória a medicação de urgência existia. "Com relação ao óbito desta criança, em nenhum momento faltou agilidade da equipe", acrescenta.

André Cunha disse mais: "Os médicos plantonistas que aqui estavam junto como corpo de enfermagem não faltaram em hipóteses nenhuma, todo atendimento foi feito em tempo hábil. De fato alguns equipamentos faltam, mas não para a criança", assegura a enfermeira.

"Mais uma vez afirmo: eu fui entrevistada sobre o comando grevista e não sobre o óbito da criança. Houve uma má interpretação das informações", finaliza Andrea Cunha, lembrando que o quadro clínico da criança antes de ser levada à UPA, vinha sendo tratada na iniciativa privada.


Assista em vídeo a declaração da enfermeira.

O médico André Régis relatou que a criança de 4 anos deu entrada na UPA com uma pneumonia num estado avançado, que levou aos médicos dificuldades para conseguir salvar a criança. "Não falou assistência, não faltou médico e material", afirma.

"Todas as manobras, tudo que poderia ser feito, foram realizados pelos colegas de plantão. Apurei a situação e ao meu ver não faltou nenhum artifício que pudesse levar a um desfecho desfavorável ao atendimento da criança", destaca o diretor.

André Régis acrescentou que não houve tempo hábil para transferir a criança para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica da Prefeitura de Mossoró instalada no Hospital Wilson Rosado. Explicou que a criança foi ressuscitada e depois teve recaída, entrando em estado de óbito.

Diante desta situação, a UPA do Belo Horizonte está abastecida com insumos, medicamentos, equipamentos e profissionais preparados. "Havia condições perfeitas de oferecer atendimentos de urgência e emergência", acrescenta André Régis, lembrando que havia aspirador.


Veja trechos da entrevista com André Régis.

A criança chegou em franca insuficiência respiratória. Insuficiência esta que os colegas de plantão fizeram manobras de reanimação cardiorrespiratória. A criança chegou a UPA com um quadro clínico classificado pelos médicos como choque séptico muito grave.

O que afirmou o médico André Régis e a enfermeira Andrea Cunha já havia sido antecipado,em nota, pela Prefeitura Municipal de Mossoró.

Veja mais
Prefeitura manifesta sentimento de pesar pela morte da crianças

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário