25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
MOSSORÓ
Da redação
27/10/2016 13:08
Atualizado
11/12/2018 21:58

“Sensação de dever cumprido”, afirmam estudantes sobre doação de sangue na Ufersa

Cerca de 400 pessoas compareceram à Universidade nesta quinta-feira, 27. Iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Bruno Martins/MH
Durante toda esta quinta-feira (27), alunos e servidores da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) contaram com a presença do ônibus do Hemocentro dentro da instituição de ensino.

A ação faz parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Segundo Marilene Araújo, organizadora do evento, a biblioteca realiza um trabalho de extensão artístico, cultural e social. “Com a parceria junto ao Hemocentro, incentivamos o lado social, de ajudar ao próximo”, diz Marilene.

Sobre a participação dos alunos, Marilene comemora: “Ganhei o dia. Estou feliz. Cheguei aqui por volta das 7h da manhã e já me deparei com vários jovens dizendo que vinheram doar. Isso é muito gratificante”, completa.



Cerca de 400 pessoas passaram pelo ponto de doação, porém o processo de triagem reduziu o número de doadores. Para a organização, o número é satisfatório. “Estabelecemos uma meta e por alguns problemas não poderemos cumprir, mas teremos uma média de 50 bolsas de sangue somente neste dia, esse número era alcançado em dois dias de ação”, relata Marilene, satisfeita.

Para as universitárias Roberta Izzo e Fernanda Araújo, doadoras, a satisfação em ajudar o próximo é gratificante. “Temos a sensação de dever cumprido”, diz Roberta.
As estudantes, que esperaram cerca de quatro horas para doarem, falam que a demora não fem com que elas desistessem. “Não estamos aqui porque achamos que um dia podemos precisar, mas sim pelo prazer em ajudar”, contam.

Para Fernanda, os jovens ainda sentem se resistentes ao ato, mas ela desraca que cada vez mais o número de doadores cresce. "Muitos jovens não doam por medo, ou pelo processo burocrático que tem que passar”, afirma.
 
Sobre a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

O evento que está na sua 12ª edição acontece em todos os campus da Ufersa no RN desde o dia 24, com encerramento nesta quinta-feira (27). A programação contempla uma gama de atividades para alunos e funcionários, como estudos, palestras, campanhas internas entre outras ações definidas por cada campus.



Em Mossoró, o encerramento se dá com a palestra de Direito que tem como tema “Democratização do Acesso à Informação”, e também com a ação social em parceria com o Hemocentro. “Este é o quarto ano que fazemos o trabalho juntos. Cada ano temos a certeza que estamos fazendo a coisa certa”, finaliza Marilene Araújo.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário