29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
VARIEDADES
Da redação
28/10/2016 12:43
Atualizado
14/12/2018 05:18

Conheça os alimentos que ajudam a prevenir AVC, Alzheimer e diabetes

Nutricionista Lia Moreira explica que os alimentos chamados fitoquímicos apresentam inúmeros benefícios para a saúde, entre eles, ajudam a prevenir diversas doenças.
Divulgação
Produtos alimentícios derivados de vegetais recebem o nome de fitoquímicos. Mas, você sabe o que é um alimento fitoquímico e a sua importância? Fitoquímicos são as substâncias químicas de plantas que não são nutritivas, porém que são importantes por serem antioxidantes. 

Os fitoquímicos ajudam a prevenir muitas doenças, como por exemplo Alzheimer, AVC, diabetes e câncer. 

As substâncias fitoquímicas estão presentes de acordo com a cor do alimento. Por exemplo, alimentos de cor laranja e amarelo, como mamão, damasco e abacaxi, são ricos em betacatoreno, antioxidante que fortalece o sistema imunológico.

De acordo com a nutricionista esportiva Lia Moreira, os benefícios dos fitoquímicos são extensos. “Alguns possuem ação antioxidante, outros ajudam nas mulheres a reduzir os sintomas da menopausa, alguns possuem ação antibacteriana, além de ter ação física. Depende do fitoquímico”, disse.

Alimentos de cor vermelha, como goiaba, melancia e tomate previnem doenças do coração e tipos de câncer, como o de próstata. Já cebola e alho, que são brancos, combatem infecções e contribuem para reduzir o colesterol e triglicérides. 

“No lugar de procurar algum remédio para prevenir uma doença, podemos encontrar e inserirmos na dieta alimentos que nos ajudam a ter uma vida saudável. Vários estudos já comprovam que uma dieta rica em alimentos de ‘cor’ possibilita inúmeros benefícios a saúde”, destacou, Lia.

Apesar dos inúmeros benefícios, Lia faz um alerta. “Os alimentos fitoquímicos podem ser encontrados em frutas e vegetais de forma natural. O ideal é consumir naturalmente, sem ser cozido por exemplo”, disse.

Com informações Assessoria 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário