25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
VARIEDADES
Da redação
21/11/2016 11:13
Atualizado
13/12/2018 21:36

Reumatologista dá dicas de como evitar dores na coluna

Adolpho Medeiros explica que é comum pacientes que utilizam um peso excessivo na academia, ou então que executam exercícios com postura inadequada e sem orientação de um profissional, sentirem essas crises
Divulgação
Quem sofre com dores na região lombar sabe o quanto incomoda no dia a dia este problema. As dores musculares que por muitas vezes cessam em menos de 48 horas acabam tomando um caminho diferente quando o problema atinge a parte baixa da coluna. A dor pode durar por muito tempo e ser bastante recorrente.

Cerca de 80% da população do mundo já teve ou terá alguma dor na região lombar, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"É muito comum pacientes que utilizam um peso excessivo na academia, ou então que executam exercícios com postura inadequada e sem orientação de um profissional, sentirem essas crises", explicou o reumatologista Adolpho Medeiros.

As dores na coluna podem ser provocadas também por má postura, sedentarismo ou até mesmo uma rotina agitada e cansativa. "Quando a dor for recorrente é necessário procurar um especialista. As vezes a dor pode atingir, além da lombar, as pernas, chegando até mesmo a ficarem dormentes", alertou, Adolpho.

Boa parte dos pacientes se recuperam com tratamento adequado em até duas semanas. No entanto, é possível evitar as dores como explica o reumatologista. "Alguns fatores são impossíveis de ser evitados, como a idade avançada, mas outros podem ser trabalhados pelo paciente. Parar o fumo, dieta para quem está acima do peso e procurar realizar exercícios físicos de forma correta".

Allison Moura, estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) já sofreu por muito tempo com dores na região lombar. Ele só conseguiu melhorar quando procurou um especialista. "Sempre que voltava da academia de um dia pesado ou então quando caia de mau jeito jogando bola, sentia dores por muitos dias. Procurei um médico especialista e fui aí que descobri muitos erros na minha rotina que me deixavam com essas dores. Tomei medicação por um tempo e depois passei a tomar mais cuidado. Hoje, estou livre deste incômodo". 

DICAS PARA EVITAR DORES NA COLUNA

01 - Diminua ou corte o fumo
02 - Melhore a postura
03 - Evite usar salto alto. Usar salto alto piora a postura e causa tensão nas costas. O tamanho máximo de um salto deve ser de quatro centímetros
04 - Não carregar mochila pesada 
05 - Pratique exercício físico leve, como caminhadas ou corrida, desde que com calçado adequado. Esportes como natação também são recomendados

Com informações Assessoria 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário