25 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:17
VARIEDADES
Antônio Antunes / Assessoria
08/12/2016 12:25
Atualizado
13/12/2018 21:40

Espetáculo conta história de Rafael Fernandes através da fé em Santa Luzia

Encenação está na sua 2ª edição e faz parte da programação social e religiosa alusiva às festividades da padroeira, no Alto Oeste.
Arquivo / Portal Rafael Fernandes
História e fé são as palavras que definem bem o espetáculo teatral a céu aberto Capela de Luzia, na cidade de Rafael Fernandes, município do Alto Oeste Potiguar.

Idealizado pelo professor universitário Gevildo Viana e baseado em um cordel escrito pela poetisa Lucicleide Costa, a encenação conta a história de fundação do município, a partir de uma promessa feita por uma das filhas da terra, Dona Umbilina, à virgem Santa Luzia em 1963, somado ao martírio da virgem de Siracusa (Itália).

O espetáculo faz parte da programação social e religiosa alusiva às festividades da padroeira Santa Luzia, iniciadas no último dia 03. Em sua segunda edição, a narrativa desse ano faz um misto de fé, religiosidade, cultura e emoção para todos os devotos da santa.

Para o diretor do espetáculo, Gevildo Viana, o teatro a céu aberto vai muito além de uma encenação teatral. Para ele, o espetáculo pode ser considerado uma forma de resgate da identidade cultural e religiosa de um povo.

“O ‘Capela de Luzia’ resgata a nossa identidade como cristão, inspirado pela história de fé de Santa Luzia. Mais que isso, possibilita descobrir e valorizar talentos dos filhos da terra, antes mesmo adormecidos ou inacabados. Além disso, ajudar a esculpir novos talentos embasados na história de Luzia é um prazer de tamanho inigualável”, afirmou.

Dentre algumas novidades do Capela de Luzia 2016, está a alusão ao centenário desta história de fé, da qual narra o espetáculo e que será celebrada pela comunidade católica no próximo ano.

A inclusão na trilha sonora de uma música feita por uma artista da terra, a jovem Vitória, que vivencia a experiência da condição de deficiente visual, também é novidade.

O espetáculo teatral terá início nesta sexta-feira (09) e seguirá até o domingo (11) no patamar da capela de Santa Luzia em Rafael Fernandes, logo após o novenário.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário