29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Por Valéria Lima
09/12/2016 12:45
Atualizado
13/12/2018 11:28

Inspirado na própria infância, PM cria campanha para presentear crianças carentes no Natal

Soldado Gutiery lembra que quando pequeno ganhava presentes de Natal através de doações. Desde 2014 junto com outros policiais e vários amigos da sociedade doações para crianças
Arquivo Pessoal
“Cada criança que vejo naquele momento lembro do meu passado”. A declaração é do Soldado da Polícia Militar, José Gutiery Almeida de Sousa, de 32 anos, que atualmente atua no município de Baraúna. Ele descreve o exato momento em que faz a entrega de brinquedos às crianças carentes de Mossoró e região. A iniciativa começou em 2014 e hoje já conta com o envolvimento direto de vários policiais e amigos da sociedade.

De lá para cá, com a colaboração de vários outros agentes da segurança e sociedade em geral, a campanha só cresce. Na prática, o empenho de Gutiery Almeida pela causa, que é nobre, contagiou os demais colegas de farda e a todos que foram conhecendo o projeto através da imprensa. Hoje os próprios membros da imprensa fazem questão de contribuir e participar diretamente da campanha.

Natural de Sousa, na Paraíba, Soldado Gutiery conta que teve uma infância bem humilde morando em São Paulo com a mãe, o padrasto e os três irmãos. Em 1998, ele se mudou para Antônio Martins, no Alto Oeste.

Em busca de uma vida melhor para a família, em 2001 veio para Mossoró. Morou anos na Casa do Estudante de Mossoró, enquanto estudava na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).



“Meu pai faleceu eu tinha nem 1 ano de vida, mas fui criado por um homem que hoje ele tem o nome em minha certidão de nascimento como meu pai, pois sempre fez de tudo para pode me ajudar, ele trabalhava no tempo como pedreiro, e minha mãe quando tinha algum serviço para limpar uma casa ela ia...”, contou o PM.

Com muito esforço, em 2009, Gutiery conseguiu realizar um grande sonho: se tornar Polícia Militar. Antes, disso, trabalhou como agricultor, vendedor de jornal, entregador de feira, garçom, servente de pedreiro – assim como seu padrasto, frentista e professor.

O PM conta ao MOSSORÓ HOJE que, por ter tido uma infância bastante humilde, sempre quis ajudar crianças que assim como ele, na época do Natal só ganham presentes através de doações.

“Devido na minha infância minha família era bem humilde e morávamos na periferia de São Paulo, então nas datas dia das crianças e Natal, eu e meus irmãos ganhávamos nossos brinquedos através de ações parecidas com essa que hoje fazemos, então lembro que quando crianças pensei que um dia poderia fazer igual aquele pessoal! ”, explicou Gutiery emocionado.

Neste ano, a campanha já está ocorrendo. Soldado Gutiery junto com companheiros de trabalho mobilizam a sociedade para arrecadações de brinquedos – que serão entregues às crianças carentes em Mossoró, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado e Pau dos Ferros.

No ano passado, foram arrecadados mais de 1 mil em brinquedos. O resultado é satisfatório: o sorriso no rosto de cada criança.

“É uma sensação muito difícil de descrever, pois cada criança que vejo naquele momento lembro do meu passado, é algo mais que fantástico! ”, declarou.

Na hora de entregar os presentes, o policial aproveita para conversar com as crianças e até dar conselhos.

“Eu converso bastante, dou conselhos sim, até no meu dia-a-dia de serviço, mostro que por sermos humildes e pobres, podemos sim vencer e conseguir viver uma vida futura com um bom futuro, mostrando que o maior segredo é procurar através dos estudos”, destacou o PM.

Em meio a essas conversas, o PM encontrou uma história interessante. “No ano passado uma criança de aproximadamente 11 anos me agradeceu bastante e falou que um dia queria fazer o mesmo que eu estava fazendo, aí contei um pouco minha história pra ela! ”, afirmou feliz.



Em 2014, a campanha abrangeu apenas Mossoró e através de quatro colaboradores, 65 brinquedos foram arrecadados. Já no ano passado, o número cresceu. Foram mais de mil brinquedos, além de lancheiras e cestas natalinas – que alcançaram quatro municípios.

Para a campanha “Natal Solidário” deste ano, as expectativas são as melhores possíveis. “Espero que possamos superar as doações do ano passado, com fé em Deus iremos conseguir! ”, conclui. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário