26 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:01
NACIONAL
Da redação
12/12/2016 08:10
Atualizado
13/12/2018 01:03

Produtores rurais vão poder renegociar dívidas feitas até 2011

Governo Federal publicou nesta segunda, 12, decreto que permite que produtores das regiões Norte e Nordeste façam a renegociação de dívidas
Agência Brasil
O Governo Federal publicou nesta segunda-feira, 12, decreto que permite que os produtores rurais das regiões Norte e Nordeste renegociem as dívidas rurais.

Com a regulamentação, o governo estabeleceu as condições pelas quais os agricultores poderão quitar ou renegociar as operações de crédito rural contratadas até 31 dezembro de 2011.

Dados divulgados pelo Ministério da Integração mostram que um milhão de operações de crédito podem ser renegociadas. São 782 mil operações no Norteste e 211 mil na região Norte, beneficiada pela primeira vez com medida de renegociação de dívida com desconto.

O ministério informou também que outra vantagem do projeto é o percentual de desconto máximo para quem quiser quitar o débito, que passou de 85% para 95%, justamente para os financiamentos de menor valor. Além disso, foi ampliado o período das dívidas contratadas e que agora podem ser repactuadas. Nas medidas anteriores, o refinanciamento poderia ser feito para dívidas contratadas até 31 de dezembro de 2008. Por esta nova regra, as dívidas tomadas até 31 de dezembro de 2011 poderão ser renegociadas.

A lei permite, ainda, a renegociação de dívidas relativas à venda de lotes para titulação e utilização da infraestrutura de irrigação de uso comum em perímetros públicos sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Com informações Agência Brasil

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário