27 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
MOSSORÓ
Da redação
14/12/2016 08:09
Atualizado
13/12/2018 16:16

Novo tomógrafo chega ao Hospital Regional Tarcísio Maia

Aparelho, adquirido com recursos do programa RN Sustentável, já foi montado e aguarda apenas ser configurado para iniciar a realização de exames
Cedida
O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) conta agora com um tomógrafo de última geração. O novo aparelho, que foi entrega pela Siemens nesta terça-feira, 13, já está montado, aguardando apenas ser configurado para que possa ser utilizado pelos pacientes.

“É uma grande satisfação para nós recebermos o aparelho, adquirido pelo Governo com recursos do programa RN Sustentável. A equipe responsável pela montagem do tomógrafo já concluiu o trabalho, agora estamos aguardando a equipe que irá configurá-lo. A empresa não informou o dia, mas acredito que não demore”, destacou o diretor do HRTM, Jarbas Mariano, ao MOSSORÓ HOJE.

Concluídas as etapas de instalação, os pacientes que antes precisavam se descolar para três clínicas conveniadas em Mossoró poderão realizar os exames no próprio Tarcísio Maia, o que não vem acontecendo desde novembro de 2015, quando o antigo tomógrafo deixou de funcionar após 17 anos de uso, sendo que a vida útil do aparelho é de, em média, 10 anos. “É de suma importância para o nosso trabalho, só em não precisarmos mais descolar os pacientes já é algo muito benéfico”, enfatiza Jarbas Mariano.

Para que fosse possível a fixação do tomógrafo no Hospital, com 16 canais, pesando mais de três toneladas, uma base de concreto com 20 centímetros foi construída no setor em que o aparelho funcionará.

O tomógrafo realiza exames em curto intervalo de tempo e permite a visualização de cortes mais finos das imagens, promovendo reconstruções tridimensionais e nos vários planos ortogonais, apenas após uma aquisição volumétrica de imagens.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário