ESTADO

SAMU conscientiza população sobre o uso do capacete em Baraúna

Foto: Arquivo/MH
22 Dez
17:26 2016
A+   a-
Da redação
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Baraúna desenvolverá nesta sexta, 23, uma série de atividades com o intuito de conscientizar a população do município sobre a importância do uso de capacete por parte dos condutores de motocicletas. A programação terá início às 8h, com blitz em frente à Praça da Matriz.

Na oportunidade, serão distribuídos adesivos com o símbolo e o número do SAMU, o 192, através do qual a população pode ter acesso ao atendimento. A Fábrica de Cimento Mizu, que apoia a iniciativa, estará presente, através de um de seus integrantes, para ajudar na abordagem dos condutores. A atividade se estenderá até as 11h.

A partir das 16h, a programação será retomada com uma roda de conversa promovida pela equipe do SAMU. O objetivo é ressaltar não apenas a importância do uso do capacete, mas explicar como acionar o serviço e em que casos solicitar esse atendimento, segundo informa a técnica socorrista do SAMU, Edilânia Santos.

Ainda haverá um simulado sobre acidentes de trânsito com trauma, mostrando o trabalho realizado pelos socorristas. Em seguida, serão realizadas algumas homenagens.

“O SAMU é de fundamental importância. Nós salvamos vidas, nós buscamos fazer isso”, ressalta Edilânia Santos.

Segundo ela, em 2013, quando o Serviço começou a funcionar, houve resistência por parte da população sobre como contatar a equipe. Posteriormente, o número de chamados aumentou. “O que a gente quer é focar em como chamar”, acrescenta.

Além disso, ela explica que durante as atividades os profissionais também orientarão a população sobre a forma de proceder durante o espaço de tempo entre a solicitação da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a chegada dos profissionais ao local.

Dando continuidade à ação, às 18h será celebrada uma missa na Matriz, momento em que as pessoas que perderam familiares em acidentes poderão dar seus depoimentos. A programação será encerrada com sorteio de capacetes.

“O uso do capacete é de fundamental importância pela proteção à cabeça”, destaca a socorrista, lembrando que o acessório deve ser fechado para que, em caso de acidente, mantenha a cabeça da vítima envolvida, minimizando os efeitos do impacto. “Vamos usar o capacete”, encerra Edilânia Santos.

Com informações da Assessoria/Mizu
 

 

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIOS