GERAL

Alunos da UFERSA utilizam energia solar em iluminação natalina

Foto: Cedida
23 Dez
11:03 2016
A+   a-
Da redação
Estudantes dos cursos de Ciência e Tecnologia, Ciência da Computação e Engenharia de Energia, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolveram um projeto de iluminação natalina utilizando fontes renováveis de energia.

Levando em consideração Portaria de Eficiência publicada pela Universidade, os discentes decidiram criar um sistema que utilizasse a energia solar como fonte para iluminação natalina do prédio do Centro de Ciências Exatas Naturais.

“Começamos a trabalhar neste projeto em meados de novembro. O prédio é o único da Ufersa a receber esse tipo de energia, limpa, sustentável e renovável, em sua decoração natalina este ano”, destacou Aryanne Brito, aluna do 4º período do curso de Ciência e Tecnologia.



A iniciativa, desenvolvida em parceria entre o Grupo de Estudos Utilizando Arduíno em Projetos de TI (GRAPETI), Empresa Júnior de Ciências da Computação (SETUP) e a Empresa Júnior de Engenharia de Energia (ILUMINE), resultou na instalação de uma placa solar de 150w, responsável pela iluminação de 3,2 mil luzes de LED.

“A energia solar é viável, apesar do custo ainda ser elevado para projetos maiores, a economia é significativa. Depois que fizemos a instalação, várias pessoas nos procuraram para o próximo ano também utilizarem energia solar em outros prédios da Ufersa”, acrescenta Aryanne Brito.

O projeto contou com a participação dos seguintes estudantes: Pedro Paulo Aires de Sena, Allef Rodrigo Schmidt, Arthur Aleksandro Alves Silva, Felipe Yuri Bonfillioli e Aryanne Brito.
 

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIOS