26 ABR 2024 | ATUALIZADO 15:33
MOSSORÓ
Da redação
29/12/2016 07:27
Atualizado
13/12/2018 19:10

“A Prefeitura não é a Polícia”, diz Rosalba sobre papel do Município na segurança

Prefeita diplomada afirma que cobrará do Governo do RN ações mais efetivas e defende ainda uma Guarda Municipal com atuação mais preventiva. "Quem tem o Poder de Polícia é o Governo", disse.
Maricelio Almeida/MH
A prefeita diplomada de Mossoró, Rosalba Ciarlini, defendeu, durante entrevista à imprensa, que a Guarda Municipal deve atuar em ações mais preventivas, deixando sob responsabilidade do Governo do Estado o Poder de Polícia. A fala da futura gestora vai de encontro ao que estabelece a Lei Federal nº 13.022/2014, que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

A legislação (confira AQUI) regulamenta, justamente, o Poder de Polícia, inclusive autorizando o porte de arma de fogo para esses agentes de segurança. "A Prefeitura não é a Polícia, porque quem tem o Poder de Polícia, de prender, investigar é o Governo do Estado, cabe à prefeita cobrar do Governo ações mais efetivas e ao mesmo tempo dá a nossa colaboração, através dos órgãos que nós temos de segurança, como a questão da Guarda Municipal, que pode ser parceria nas ações preventivas", declarou Rosalba. VEJA:
 

Pelo que vem declarando, a futura gestora não manterá a política municipal de segurança adotada na administração do prefeito Francisco José Júnior, quando os guardas municipais passaram a atuar de forma integrada com as Polícias Civil e Militar. "Tem que cobrar de quem tem a responsabilidade maior. A segurança não é só evitar o crime, é prevenir por meio de ações sociais", enfatizou a prefeita diplomada.

Rosalba também falou sobre a escolha do general Eliéser Girão como secretário municipal de Segurança. "Foi ele quem fez o trabalho na Copa em Natal, tem experiência, e mostrou índices que estavam baixando, nesse novo Governo os números só fizeram aumentar", conclui.
 
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário