28 MAR 2024 | ATUALIZADO 13:02
MUNDO
Da redação
02/01/2017 06:59
Atualizado
13/12/2018 18:29

Estado Islâmico reivindica atentado que deixou 39 mortos em boate na Turquia

Entre os mortos estão pessoas da Turquia, da Arábia Saudita, Iraque, Jordânia, Líbano, Kuwait, Síria, Israel, Bélgica e Canadá.
Ihlas News Agency/AFP

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou o atentado na boate Reina, em Istambul, na Turquia, que matou 39 pessoas, sendo 24 delas estrangeiras, e feriu outras 70 durante a madrugada deste domingo (1º).
   
O EI disse ter sido responsável pelo ataque e fez o anúncio através de um comunicado divulgado pela sua agência de notícias, a Amaq.

Além de ter sido escrita em árabe, a nota também foi redigida pela primeira vez em turco. O atentado começou  quando um homem entrou na boate e atirou nos presentes. Algumas das pessoas que estavam no local disseram que o homem havia gritado "Allah Akbar", enquanto realizava os disparos.

As imagens das câmeras de segurança conseguiram capturar a imagem de um homem vestido de preto com capuz e uma arma de cano longo que matou um policial e um segurança para entrar no espaço, frequentado por turistas, artistas e esportistas.

Muitos dos presentes acabaram mergulhando nas águas geladas do estreito de Bósforo, próximo do clube, para escapar do atirador.

Segundo as autoridades turcas, o ataque foi realizado por apenas um terrorista, um jovem de cabelo e barba pretos, mas essa teoria ainda gera dúvidas. Pessoas que estavam na boate disseram que os disparos pareciam terem sido realizados por mais de um atirador.

Entre os mortos estão pessoas da Turquia, da Arábia Saudita, Iraque, Jordânia, Líbano, Kuwait, Síria, Israel,  Bélgica e Canadá. Já entre os feridos estava um grupo de italianos que disse que se salvou do atentado se jogando no chão antes dos disparos começarem.

Bagdá

O EI também assumiu a autoria de dois atentados ocorridos em Bagdá, no Iraque, entre sábado (31) e esta segunda-feira (2), informou a emissora Al Jazeera. As informações são da agência de notícias Ansa.

O ataque do último sábado deixou 28 mortos e o realizado nesta segunda, em uma praça de um bairro xiita, matou pelo menos 39 mortos.

Da Agência Brasil

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário