28 MAR 2024 | ATUALIZADO 14:30
SAÚDE
Da redação
03/01/2017 09:30
Atualizado
14/12/2018 06:30

Confira dicas para evitar acidentes domésticos com crianças

Cosern orienta pais a ficarem ainda mais atentos nesse período de férias, minimizando assim riscos no uso de energia elétrica.
Reprodução/Internet
Janeiro é o mês de férias, com as crianças ficando muitas horas em casa, e o ambiente doméstico pode oferecer alguns riscos no uso de energia elétrica que podem ser minimizados com as dicas de segurança a seguir.

- Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos nas mesmas, um risco potencializado pela curiosidade natural das crianças.

- O uso definitivo do famoso “T” (benjamim) e de extensões deve ser eliminado pois, além de sobrecarregar as tomadas, eles podem causar curtos-circuitos e incêndios.

- Não utilizar a geladeira com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrir freezers e refrigeradores. Lembre que água e energia não combinam. Em áreas molhadas, a Cosern lembra a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão).

- Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico.

- Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força). Só os responsáveis pelo suprimento de energia prédios e condomínios. Ou seja, profissionais qualificados para ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.

Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma das brincadeiras mais comuns nas férias de verão. Praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos causando a interrupção do fornecimento de energia. Outro perigo são as linhas com cerol que podem danificar os fios além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas.

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Nunca se deve tocar ou tentar resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada. Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Cosern no telefone 116.

Com informações da Cosern
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário