24 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
POLÍTICA
Da redação
05/01/2017 08:39
Atualizado
13/12/2018 08:53

Prefeito reeleito em Guamaré toma posse após obter liminar no TSE

TRE havia considerado “Hélio de Mundinho” inelegível, por ser irmão da mulher do ex-prefeito Auricélio dos Santos. Ministro do TSE não concordou com o entendimento da Corte Potiguar
Assessoria
O prefeito reeleito em Guamaré, Hélio Miranda da Fonseca, conhecido como “Hélio de Mundinho”, tomou posse nesta quarta-feira, 4, após obter liminar favorável no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Hélio estava sub júdice e corria o risco de não assumir o mandato em virtude de decisão proferida em primeira instância e ratificada pelo Tribunal Regional Eleitoral. A justiça potiguar entendeu que o gestor estava inelegível, porque é irmão da mulher do ex-prefeito de Guamaré, Auricélio dos Santos, que comandou a cidade entre os anos de 2009 e 2012.

Hélio era vice-prefeito na época e assumiu a chefia do Executivo após renúncia de Auricélio, seis meses antes do pleito daquele ano. No entendimento do TRE, se Hélio assumisse a Prefeitura novamente, uma mesma família estaria ocupando o cargo pela terceira vez consecutiva.

No entanto, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho teve um entendimento diferente e acatou liminar impetrada pela defesa de Hélio, destacando em sua decisão que em 2012 o prefeito estava elegível, portanto reelegível em 2016.

Senador Garibaldi comemora decisão
 
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) foi até Guamaré prestigiar a posse do prefeito Hélio Miranda de Fonseca e da vice-prefeita Iracema Morais, ambos do PMDB.

"Foi feito justiça em Guamaré. Garantir a reeleição de Hélio é a garantia de que a cidade está no rumo correto e com aprovação do povo que foi às urnas. Já disse a ele e digo ao povo de Guamaré que meu gabinete em Brasília está à disposição de Guamaré", afirmou o senador.

A assinatura do termo de posse ocorreu na sala das comissões da Câmara Municipal de Guamaré, com a presença dos vereadores, do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), do prefeito eleito de Macau, Túlio Lemos (PSD) e apoiadores do prefeito Hélio. Em frente à sede da prefeitura, foi realizado um ato ecumênico com a presença de autoridades religiosas, entre elas, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário