29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
05/01/2017 10:32
Atualizado
13/12/2018 08:23

Projeto prevê redução de até 100% do salário de vereadores faltosos em Apodi

Descontos variam de 20% a 25% por sessão, em caso de ausências não justificadas. Proposição é do atual atual presidente da Câmara, Genivan Varela.
Câmara de Apodi
Está em tramitação na Câmara Municipal de Apodi o Projeto de Lei 065/2016, que prevê o desconto de até 100% do subsídio dos vereadores em caso de falta injustificada às sessões. A proposição foi apresentada pelo atual presidente do Poder Legislativo de Apodi, Genivan Varela, e conta com o apoio de parlamentares como Gilvan Alves.

“Esse projeto vem dar resposta à sociedade, haja vista que no final do ano passado, algumas sessões deixaram de acontecer por falta de quórum para votação de projetos importantes, e o regimento preceitua que o vereador pode faltar até quatro sessões, o que a gente entende que não está em consonância com os princípios constitucionais”, defende o vereador Gilvan Alves.

De acordo com o Projeto, os descontos podem variam de 20% a 25% por sessão. “Se houver cinco sessões no mês, o desconto seria de 20% por sessão. No mês que tiver quatro sessões, 25%. As faltas justificadas, com atestado médico, por exemplo, serão abonadas”, explica Gilvan Alves, que está em seu primeiro mandato na Câmara de Apodi.

“O vereador é um servidor como outro qualquer, se o servidor público faltar ao trabalho de forma injustificada tem o seu dia de trabalho descontado. Não temos que ter privilégio nenhum, temos é que dar exemplo à sociedade e com isso aprovar leis que moralizem a Câmara Municipal”, acrescenta o parlamentar.

A expectativa é que o Projeto seja votado após o recesso parlamentar, que se encerra no dia 15 desse mês. A primeira sessão ordinária do ano acontece no dia 19, às 9h. “Já houve a tramitação nas comissões e agora o projeto será levado para votação em plenário. Eu acredito que será aprovado. Existem alguns vereadores que irão propor algumas mudanças, que serão analisadas”, conclui Gilvan Alves.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário