16 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:40
MOSSORÓ
Da redação
05/01/2017 13:43
Atualizado
13/12/2018 04:11

Rosalba propõe ao governador termo de compromisso na saúde que já foi garantido a Mossoró

Prefeita afirmou que busca um tratamento igualitário em relação ao plus pago aos médicos em Natal, problema que seria resolvido com Termo de Cooperação já anunciado no ano passado
Rayane Mainara
A prefeita Rosalba Ciarlini se reuniu nesta quinta-feira, 5, com o governador Robinson Faria. Foi a primeira audiência entre a atual gestora do Executivo mossoroense e o seu ex-adversário. No encontro, a prefeita propôs a Robinson “um termo de compromisso entre entes públicos para acabar com as filas de cirurgias eletivas”.

De acordo com Rosalba, a partir do momento em que Mossoró passar a receber tratamento igual a Natal no que diz respeito ao plus para as cirurgias, a demanda que está reprimida há meses será amenizada. O termo proposto por Rosalba, na verdade já vem sendo discutido desde outubro do ano passado, conforme reportagem publicada na época pelo MOSSORÓ HOJE (relembre AQUI).

Em 13 de outubro de 2016, o secretário de estado da Saúde Pública, George Antunes, informou, durante audiência no Ministério Público, que estava buscando fechar o Termo de Contratação Entre Entes Públicos (TCEEP) com a Secretaria Municipal de Saúde.

Após o TCEEP ser concretizado, o Governo do Estado poderá contratar, por exemplo, serviços de oncologia em Mossoró (internação, tratamento, cirurgia) pelos mesmos valores que são contratados em Natal. Cirurgias eletivas gerais e ortopédicas também estariam contempladas.

Na prática, o Termo corrige uma distorção nos valores praticados na capital e no segundo maior município do Rio Grande do Norte, o que também poderia ser solucionado com o pagamento, pelo Governo, do plus salarial aos profissionais médicos, o que já acontece em Natal, que recebeu o benefício, justamente, durante a administração de Rosalba no Governo do Estado, assim como Caicó, deixando Mossoró de fora.

A expectativa é que o Termo de Contratação seja assinado durante a passagem do governador Robinson por Mossoró, entre os dias 11 e 13 desse mês.
 
Outros pleitos

Na área de educação, a prefeita pediu que fossem devolvidos os seis ônibus para a zona rural, uma vez que, segundo ela,  a gestão passada não quis assinar o convênio para o transporte escolar. “Esses ônibus por direito são de Mossoró e nós precisamos do transporte para os alunos da zona rural”, destacou Rosalba, que estava acompanhada do secretário municipal de Tributação, Abraão Padilha.

A conclusão da adutora Santa Cruz (Apodi)/Mossoró que  Rosalba deixou como governadora com 85% das obras concluídas,  foi outro assunto que a prefeita trouxe entre as prioridades para o município. O governo assegura que as obras que estão paradas devem ser retomadas até março.

Na oportunidade também ficou confirmado o aproveitamento do poço do condomínio Alphaville para o atendimento das regiões circunvizinhas, através da Caern e a perfuração de um outro poço na região do Pico Estreito para a comunidade e condomínio habitacional Cidade Oeste.

Na segurança pública, a prefeita expôs a situação calamitosa da cidade, pedindo o empenho do governador e sugerindo a ampliação do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) com a integração de câmeras de vigilâncias da PMM e Governo, além de reforço policial e da inteligência da segurança.
O governador comunicou que vai se reunir com o novo comandante para definir novas ações para o município de Mossoró. “Pela gravidade da situação, esperamos que essas ações venham com brevidade”, pontuou Rosalba.

O governador garantiu que esses pleitos da prefeita terão respostas, confirmando que passará três dias em Mossoró, este mês. “Até segunda-feira estarei fechando a agenda”, explicou Robinson, acrescentando que entre as ações está o restaurante popular no bairro Santo Antônio, uma antiga reivindicação da comunidade.

Com informações da Secretaria de Comunicação
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário