28 MAR 2024 | ATUALIZADO 14:30
POLÍCIA
Da redação
11/01/2017 13:57
Atualizado
14/12/2018 02:04

Justiça Federal autoriza transferência de presos de Manaus para Mossoró

Segundo informações colhidas pelo MH, detentos já embarcaram e devem chegar ao oeste potiguar ainda nesta quarta-feira, 11
Arquivo
A Justiça Federal autorizou a transferência de presos de Manaus para o presídio federal de Mossoró. Os detentos já embarcaram e devem chegar ao oeste potiguar ainda na tarde desta quarta-feira, 11. 

Os detentos vão desembarcar no Aeroporto Dix-sept Rosado e seguir diretamente para o presídio, onde podem ser custodiados apenas presos de alta periculosidade. 

A transferência ocorre após a Corregedoria do Presídio Federal de Mossoró emitir nota de esclarecimento a Secretaria de Justiça do Acre. 

Em reportagem veiculada na mídia, nesta terça-feira, 10, o secretário afirmou que a unidade prisional estaria analisando há cinco meses o pedido de transferência dos presos. 

Segundo a corregedoria, a informação, além de inverídica, feriu o sigilo do processo, que é padrão em ações de transferências. 

Em nota, a corregedoria explica que o Estado do Acre solicitou em 3 de novembro de 2016, a transferência de 50 presos para Mossoró. Em seguida, a corregedoria concedeu 30 dias para o Estado enviar documentos esclarecendo o pedido de transferência. 

A corregedoria afirma que no dia 7 de novembro enviou uma nova intimação e não obteve resposta. Com isso, o prazo do processo terminou. 

Passado um período, o governo do Acre fez no dia 9 de janeiro novo pedido de transferência. Desta vez, de 15 presos. O pedido foi decidido na mesma data, segundo a nota da corregedoria. 

"Portanto, não há, em absoluto, que se falar em morosidade e muito menos que o pedido já tem cinco meses e está aguardando a decisão da Corregedoria Judicial do Presídio Federal de Mossoró, como afirmou equivocadamente o secretário de Segurança Pública do Acre", diz a nota. 

A informação da transferência de presos surgiu logo após os massacres ocorridos em Manaus e Boa Vista, que deixaram dezenas de presos nas unidades prisionais. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário