19 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:10
ESTADO
Da redação
11/01/2017 15:02
Atualizado
13/12/2018 18:22

Robinson quer fortalecer a economia do RN plantando 2,45 milhões de cajueiros

Medida faz parte do processo de restauração da cajucultura no Rio Grande do Norte. Municípios como Serra do Mel serão contemplados.
Cezar Alves/MH
O Governo do Rio Grande do Norte vai plantar, ao longo deste ano, 450 mil mudas de cajueiro na região Oeste Potiguar. A medida foi anunciada pelo governador Robinson Faria durante agenda administrativa em Mossoró na tarde desta quarta-feira, 11, na Estação das Artes. No próximo ano, a meta do Governo é plantar mais 2 milhões de mudas em várias regiões do Estado.

Entre os municípios que serão contemplados, destaca-se a Serra do Mel, projetado durante o governo Cortez Pereira na década de setenta e início dos anos oitenta, na região de planício que compreende entre as bacias hidrográficas Piranhas/Açu e Apodi/Mossoró. A idéia era desenvolver a região Oeste plantando 2,4 mihôes de cajueiros em 22 vilas rurais onde estavam assentadas mais de 1.100 familias.

Entretanto, no passar dos anos o projeto Serra do Mel não recebeu o apoio devido do Estado e terminou fracassando. A copa do cajueiro ficou velha e parte morreu. A outra não resistiu cinco anos de seca e a praga da mosca branca. Mais de 80% da copa cajueiro gigante da Serra do Mel morreu. Parte foi substituída pelos colonos, segundo relata o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo, que estava na reunião.

Porém, a grande parte da copa do cajueiro gigante, aguarda por substituição. Para o gestor da Serra do Mel, o programa de fortalecimento da cajucultura no Rio Grande do Norte é a oportunidade dos colunos para começar a retomada da produção de caju e castanha, em escala industrial, no município. O mesmo pode acontecer com os municípios de Caraúbas, Apodi, Severiano Melo, Portalegre, entre outras cidades do Oeste, Seridó, Central, agreste e etc.

Livre da aftosa.
Durante a solenidade na Estação das Artes, o governador Robinson Faria destacou que através do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - IDIARN conseguiu o seu governo em doisa nos de trabalho conseguiu livrar o território do Rio Grande do Norte quase que 100% da febre aftosa. Destacou que entre os municípios agora totalmente livre da aftosa está Apodi, que pode vender carne bovina para qualquer região do País ou até exportar.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário