29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
12/01/2017 16:11
Atualizado
13/12/2018 08:25

Governador elogia estrutura da UTI neonatal do Hospital Maternidade Almeida Castro

Robinson visitou maternidade nesta quinta-feira, quando foi inaugurada mais uma etapa do processo de reestruturação e ampliação da unidade pela equipe de interventores: a Casa da Mãe Coruja Edilene Torquato.
Cezar Alves/MH
Os interventores Larizza Queiroz, Benedito Viana e Ivanise Feitosa inauguraram, ao meio-dia desta quinta-feira, 12, com a presença do governador Robinson Faria, do vice-governador Fábio Dantas, da secretária-chefe de Gabinete Tatiane Cunha e do deputado estadual Galeno Torquato, mais uma etapa da reestruturação no Hospital Maternidade Almeida Castro.

O trabalho de reestruturação do Hospital Maternidade é uma determinação do juiz federal Orlan Donato Rocha, da 8ª Vara Federal, que foi assinada no dia 27 de setembro de 2014. Na época, a maternidade estava fechada, causando grandes transtornos à população. Após a decisão, o processo de restauração começou por etapas.

Os interventores são: Benedito Viana, Larizza Queiroz e Ivanise Feitosa. A coordenadora da equipe, Larizza Queiroz, disse que o trabalho, por existir poucos recursos, foi feito por etapas. O Centro Obstétrico foi o primeiro, depois a UTI neonatal, UTI intermediária e a UTI Canguru, UTI adulto, Centro Cirúrgico. Concluída estas etapas, estavam instalados 170 leitos.



Nesta quinta-feira, 12, foi concluída mais uma etapa. Trata-se da instalação da Casa da Mãe Coruja Edilene Torquato, que é um ambiente bem estruturado, com 20 camas, onde as mães de outras cidades que estão com seus filhos recebendo tratamento na UTI neonatal da maternidade possam ficar hospedadas para acompanhar o filho diariamente.

O corte da fita de inauguração da Casa da Mãe Coruja foi feito pelo vice-governador Fábio Dantas e a é homenageada Edilene Torquato. O governador Robinson e sua comitiva estavam atrasados na sua agenda de atividades em Mossoró, mas mesmo assim fizeram questão de ir ao Hospital. “Fiquei muito feliz em conhecer e saber que assistência está sendo feita com tanto carinho”, destacou Fábio Dantas.



O nome da Casa da Mãe Coruja é uma homenagem em vida à servidora da maternidade Edilene Torquato, pela dedicação, empenho e cuidados humanizados que emprega com as gestantes de Mossoró e região há mais de 30 anos. “Edilene Torquato é assistente social de formação e uma humanizadora por natureza dos serviços maternos infantis em Mossoró”, pontuou a coordenadora da intervenção Larizza Queiroz.

Ao saber da homenagem, Edilene Torquato sentou em uma das camas e chorou. Depois, ainda com lágrimas nos olhos, Edilene agradeceu aos interventores pela homenagem. O próximo passo dos interventores é reformar e ampliar o Centro Obstétrico e por, orientação de Edilene Torquato, abrir salas de Pré-parto, Parto e Pós parto (PPP), ou como é mais conhecido como Parto Humanizado, que está previsto na Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

O governador Robinson Faria, o vice-governador Fabio Dantas, a secretária-chefe de gabinete Tatiana Cunha e o deputado Galeno Torquato, entre outras autoridades, visitaram inicialmente a UTI neonatal, que tem 20 leitos, sendo que 18 estão ativos. Também visitam a UTI adulto com. Estas duas estruturas foram ampliadas com o apoio do Governo do Estado.

“Eu tive filhos gêmeos e ficaram um bom tempo na UTI”, disse o governador Robinson Faria às médicas e enfermeiros da UTI neonatal do Hospital Maternidade Almeida Castro, explicando que tem total consciência da importância de se ter UTIs bem estruturadas.

Os números comprovam a necessidade extrema de se ter UTI neonatal, berçário e Canguru na maternidade para partos de alto risco: só em 2016, dos 4.491 bebês que nasceram, 410 vieram com baixo peso e 501 prematuros, que precisavam de tratamento especial para viverem.

O Hospital Maternidade Almeida Castrou está sendo mantida com recursos do Sistema Único de Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e do Governo do Estado. Os repasses para o custeio da maternidade estão todos previstos na decisão do juiz federal Orlan Donato, decisão está elogiada não só pelo lado jurídico, mas principalmente pelo seu lado social.

"O Governo trabalha forte para melhorar os serviços públicos e oferecer à população atendimento de saúde de qualidade. Aqui o Governo está investindo numa área carente como a UTI neonatal e mais do que dobramos a capacidade", finalizou o governador em visita a UTI neonatal e depois a UTI adulto do Hospital Maternidade Almeida Castro.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário