23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
MOSSORÓ
Da redação
13/01/2017 13:26
Atualizado
14/12/2018 09:05

Projeto que recupera sorriso de crianças e jovens retorna a Mossoró

Operação Sorriso vai realizar 60 cirurgias de fenda palatina e lábio leporino na edição 2017 em Mossoró. Triagem de pacientes começa na próxima segunda, 16, no PAM do Bom Jardim
Mossoró recebe entre 16 e 21 de janerio a segunda edição da Operação Sorriso, responsável por realizar 60 cirurgias  em pacientes com fissuras labiais (lábio leporino) e/ou palatais (fenda palatina). Trabalho é desenvolvido por uma Organização Não Governamental (ONG), a Operação Sorriso. 

No ano de 2016, Mossoró também foi contemplada com a operação, que mudou a vida de 53 jovens e crianças. 

A seleção de pacientes acontecerá no dia 16 de janeiro, a partir das 8h, no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado (Rua Afonso Pena, 152 – Bairro Bom Jardim). 

As cirurgias serão realizadas de 18 a 21 de janeiro, no Hospital Wilson Rosado (Rua Dr. João Marcelino, 429 – Centro). 

“No ano passado tivemos grande procura na primeira missão em Mossoró. Graças ao apoio dos parceiros, conseguimos aumentar o número de vagas para cirurgia, de forma a multiplicar os sorrisos. Também estamos ansiosos para reencontrar os pacientes operados há 6 meses e ver as transformações que aconteceram em suas vidas”, diz Ana Stabel, diretora-executiva da Operação Sorriso.



A Operação Sorriso continuará com a iniciativa de oferecer a avaliação odontológica para os pacientes durante a triagem e no dia 17, a fim de recuperar dentes cariados.

 Assim como nas últimas edições, a Operação Sorriso promoverá um curso de fonoaudiologia para treinar profissionais locais no atendimento a pacientes fissurados.

O treinamento de “Avaliação e terapia nos distúrbios articulatórios: ênfase na fissura labiopalatina” acontecerá nos dias 17 e 18 de janeiro, com exposição teórica e prática, incluindo discussões de casos clínicos em vídeo e, se possível, ao vivo, com pacientes triados no dia da triagem. O programa será conduzido pela fonoaudióloga Midori Hanayama.

“Apoiamos mais uma vez a vinda da Operação Sorriso ao Estado do Rio Grande do Norte e à Mossoró, pois essa é uma das nossas vocações: assistir as crianças necessitadas dessa cirurgia. Para nós é uma honra poder participar cedendo o uso de nosso hospital gratuitamente, permitindo a ampliação dos conhecimentos aos diversos profissionais especialistas e levando alegria e inclusão social às crianças”, comenta Marcos Moura, diretor administrativo do Hospital Wilson Rosado.

 Atendimento continuado

Todos os 53 pacientes operados durante o programa humanitário de 2016, retornarão para a consulta pós-operatória no dia 16 de janeiro, no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado (Antigo PAM do Bom Jardim).

Os apoiadores têm papel fundamental
Ao longo de vinte anos, a Operação Sorriso sempre pôde contar com empresas socialmente responsáveis e, para este programa humanitário, não será diferente.

Voltália, BNDES, Copel, Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, White Martins, Abbvie, Alshop, Amend, Aumund, Bionexo, Bradesco Seguros, Citi, Associação Citi Esperança, Comerc, Cristália, Day Pharma, Elavon, Icatu Seguros, iZettle, Medtronic, Pepsico, Rotary Club, Schivartche Advogados, Seteco, Staples, Tennis Station, Way Models e Approach Comunicação são algumas das empresas.

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Projeto Genoma, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Prefeitura Municipal de Mossoró, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Wilson Rosado, Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado também são parceiros da organização na cidade de Mossoró. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br

Sobre a Operação Sorriso 

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de atuação, já transformou a vida de mais de 240 mil pessoas.

No Brasil, as ações tiveram início em 1997. Ao longo de 20 anos, mais de 10 mil pessoas foram atendidas em quase 95 mil avaliações especializadas. Mais de 6,8 procedimentos cirúrgicos foram realizados em mais de 5 mil pacientes. Tudo gratuitamente, devolvendo funcionalidade e autoestimas para milhares de paciente.

“Esses atendimentos refletem milhares de histórias de superação, dedicação e amor ao próximo”, diz Ana Stabel, atual Diretora Executiva da Operação Sorriso, lembrando que, só em 2016, a organização realizou quatro programas humanitários que realizou quase quatro mil avaliações médicas e ultrapassou o número de 250 cirurgias.



Para que tudo isso seja possível, trabalham, de forma voluntária, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras, profissionais não-médicos e geneticistas cadastrados. O programa é desenvolvido de forma muito criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório, buscando oferecer um tratamento integral que permita a reinserção social da criança.

Por esse motivo, Ana explica que a Operação Sorriso trabalha em conjunto com as Secretarias de Saúde e os serviços atuantes nas cidades por onde passa. Tais parcerias garantem o atendimento e a qualidade, principalmente no período pós-programa. “As parcerias são vitais para a existência da Operação Sorriso, sejam elas com os voluntários ou com as empresas. E, a cada novo parceiro, aumenta proporcionalmente o número de crianças e adolescentes que serão beneficiados com nossas ações“, acrescenta a diretora.

O que é fissura labiopalatina
Hoje, a Organização Mundial da Saúde aponta 300 mil casos de brasileiros portadores de fissuras labiopalatinas no território nacional — uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio e palato. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião.

 As consequências da fissura labiopalatal na vida de uma criança vão além da estética; podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.

 A organização atua de forma independente e transparente, mantendo completa responsabilidade na coordenação dos programas, levantamento de fundos e estabelecimento de acordos com instituições e empresas parceiras. Balanços financeiros estão disponíveis no site operacaosorriso.org.br

Para ajudar
Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (que facilitam compras em grande quantidade): operacaosorriso.org.br/participe/financie-sorrisos

Doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/001-85

Banco Itaú – 341

Ag: 8729 C/C: 23082-4

Comunicar depósito através do e-mail: contato@operationsmile.org

SERVIÇO:

Programa humanitário da Operação Sorriso em Mossoró (RN)
Dia de seleção dos pacientes:  16 de janeiro de 2017
Horário: a partir das 8h
Local: Clínico Prof. Vingt Un Rosado (Rua Afonso Pena, 152 – Bairro Bom Jardim) - Antigo PAM do Bom Jardim
Informações: (84) 3315-5070
Datas das cirurgias:  18 a 21 de janeiro de 2017
Local: Hospital Wilson Rosado (Rua Dr. João Marcelino, 429 – Centro)
Curso de fonoaudiologia - Avaliação e terapia nos distúrbios articulatórios: ênfase na fissura labiopalatina
Datas: Dia 17 de janeiro
Horário: Das 10h às 12h e das 14h às 18h (com intervalo para café)
Local: a confirmar em Mossoró, RN
Datas: De 18 a 21/01/17
Horário: a partir das 14h
Local: Hospital Wilson Rosado, R. Dr. João Marcelino, 429 Centro - Mossoró, RN
Ministrante: Midori Hanayama, fonoaudióloga especialista em fissura labiopalatina pela Universidade de Kyoto, Japão e voluntária da Operação Sorriso do Brasil
Pré-inscrição: escrever para contato@operationsmile.org
No campo Assunto: Pré-inscrição curso Fono Mossoró
No corpo do e- mail: Se for profissional, escrever nome completo, CRFa, telefones de contato, endereço comercial, cidade. Se for estudante, nome completo, nome da instituição de ensino e qual período estará cursando
Incluir: Opção A - somente curso téorico-prático dia 17 ou Opção B - dia 17 + um ou mais dias da parte prática
Valor: dois itens de mantimento básico, por exemplo, Cremogema, leite em pó de saquinho
Se o número de pré-inscrições for acima da capacidade do local, consideraremos a ordem de recebimento da pré-inscrição.
Não inclusos hospedagem nem alimentação.

Com informações Assessoria 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário