18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
POLÍCIA
Da redação
18/01/2017 12:32
Atualizado
14/12/2018 01:38

Dos quase 8,5 mil presos do RN, cerca 3 mil ainda não foram julgados

Justiça e outros órgãos se reunirão nesta quarta-feira, 19, para definir cronograma de julgamento de processos dos presos provisórios e analisar sentença dos presos definitivos
Um dos problemas apontados para a crise no sistema penitenciário do Brasil é a quantidade de presos provisórios, ou seja, aqueles que ainda não tiveram seus processos julgados na Justiça Estadual.

O Rio Grande do Norte possui um total de 8.242 presos custodiados nas unidades prisionais do Estado. Destes, 2.901 ainda não foram julgados -  o equivalente a 35,2% do número total. Proporcionalmente, o RN é um dos estados com menos presos provisórios.

Com o objetivo de diminuir essa quantidade de presos provisórios, órgãos da Justiça irão se reuniar na tarde desta quarta-feira, 19, em Natal, para definir medidas para o julgamento desses processos, uma espécie de força-tarefa. 

Participam da reunião o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Expedito Ferreira, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB-RN, Corregedoria de Justiça e juízes criminais. 

Durante a reunião também serão tratados os processos de presos já condenados. 

Segundo o Tribunal de Justiça do RN, o objetivo é reduzir o número de presos ainda não julgados no Rio Grande do Norte e tornar mais céleres os processos das execuções penais, evitando que presos fiquem mais tempo que o devido no sistema prisional.

O problema veio à torna especialmente no último sábado, quando durante rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, pelo menos 26 presos foram mortos em confronto das facções Sindicado do RN e PCC. 

O desembargador Expedito Ferreira ressalta que o trabalho de julgamento não irá resultar na soltura de presos condenados por crimes contra a vida ou membros de facções criminosas, mas poderá beneficiar pessoas que tenham praticado crimes de menor potencial ofensivo.

Por determinação do Conselho Nacional de Justiça, o esforço concentrado terá caráter nacional e deverá apresentar os primeiros resultados em até 90 dias. 

Os Tribunais de Justiça deverão designar juízes e servidores para se dedicarem, exclusivamente, a acelerar a análise de questões processuais como cumprimento de pena, eventuais benefícios ou progressão de regime que envolvem milhares de presos no país.

O juiz auxiliar da Presidência João Eduardo Ribeiro explica que as medidas a serem executadas visam fazer com que os apenados passem menos tempo como presos provisórios e cumpram a pena no regime previsto, com as devidas progressões, não permanecendo mais tempo que o devido no sistema prisional.

“O tempo superior de permanência termina por propiciar as condições para o surgimento do crime organizado. Há uma visão corriqueira da sociedade de que o preso deve ir para a penitenciária e permanecer encarcerado. Mas muitos, ao permanecerem por mais tempo que o devido, terminam por se tornar novos membros das facções, em prejuízo da própria sociedade”, aponta o magistrado.

Coletiva

Amanhã (19), às 10h, o presidente Expedito Ferreira, a corregedora Zeneide Bezerra e presidente da Câmara Criminal, desembargador Glauber Rêgo, irão conceder entrevista coletiva no TJRN para anunciar as medidas definidas hoje. Rêgo irá coordenar as ações do esforço concentrado.

Com informações TJRN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário