26 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:57
NACIONAL
Da redação
19/01/2017 16:08
Atualizado
13/12/2018 14:54

Autoridades lamentam a morte do ministro Teori

Presidente Michel Temer, em pronunciamento no Palácio do Planalto, definiu o falecimento do ministro como "doloroso acontecimento" e declarou luto oficial de três dias
Beto Barata/PR
Autoridades brasileiras, como o presidente Michel Temer e procurador-geral da República Rodrigo e Janot, lamentaram publicamente a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, vítima de um acidente aéreo nesta quinta-feira, 19, no litoral do Rio de Janeiro.

O presidente Temer, em pronunciamento no Palácio do Planalto, definiu o falecimento do ministro como "doloroso acontecimento". Segundo Temer, Teori foi um homem público "de trajetória impecável", um "homem de bem" e um "orgulho para todos os brasileiros", cuja trajetória "a favor do direito e da justiça" sempre o distinguiu.

Temer decretou luto oficial de três dias, o que classificou como uma "modesta homenagem a quem tanto serviu à classe jurídica, aos tribunais e ao povo brasileiro".

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também se pronunciou. Para Janot, Zavascki exerceu seu trabalho de forma ética, isenta e extremamente técnica.

Na nota, Janot destacou que Teori "não hesitou em adotar medidas inéditas para a Suprema Corte" durante as investigações da Operação Lava Jato.
"É inegável e inquestionável a grande contribuição que o ministro Teori Zavascki deu ao Estado Democrático de Direito Brasileiro a partir de sua atuação como magistrado", disse Janot.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse que perdeu um "amigo querido" ao comentar a morte do colega ministro Teori Zavascki. Para Barroso, o país perdeu um "grande homem".

"Teori era um homem íntegro, preparado e trabalhador. Perco um amigo querido, que eu recebia em casa com frequência. O Tribunal perde um juiz especialmente vocacionado. E o país perde um grande homem. Somos todos vítimas de uma trapaça da sorte."

Já o ministro Gilmar Mendes, que está em férias em Lisboa (Portugal), afirmou, por meio de sua assessoria, que está muito abalado e chocado com a morte do colega.

Moro

O juiz federal Sérgio Moro, responsável em primeira instância pelos julgamentos da Operação Lava Jato, também emitiu nota de pesar pela morte do ministro.

Moro enviou as condolências à família de Zavascki e disse que o ministro foi um "herói brasileiro" e exemplo para todos os juízes, promotores e advogado do país. "Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido”, disse o juiz em nota.

Com informações da Agência Brasil
 
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário