19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
MOSSORÓ
Da redação
20/01/2017 09:26
Atualizado
13/12/2018 18:52

Sindiserpum repudia declarações do secretário municipal de Segurança

Eliéser Girão afirmou que foram atitudes sindicais no Brasil que levaram o país a essa situação de hoje, “sem ordem, tentando retomar o progresso”
Arquivo/MH
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) emitiu nota de repúdio ao secretário municipal de Segurança Pública, Eliéser Girão, em virtude de declarações recentes ao auxiliar da prefeita Rosalba Ciarlini.
 
Em entrevista à imprensa, após reunião com representantes da Guarda Civil e do Sindguardas/RN, Girão afirmou que foram justamente atitudes sindicais no Brasil que levaram o país a essa situação de hoje, “sem ordem, tentando retomar o progresso”. O general também acusou os sindicalistas da Guarda Municipal de “indecoros, indelicados e grosseiros”.
 
Confira a nota do Sindiserpum na íntegra:
 
"O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) vem por meio desta, repudiar com veemência, as palavras do ilustríssimo senhor Eliéser Girão, secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito de Mossoró, que atribuiu o atual momento vivido pelo País aos movimentos sindicais.

Cabe-nos lembrar ao Sr. secretário que os sindicatos têm sido ao longo da história, justamente o contrário do pregado em suas palavras e tem feito ecoar a voz dos trabalhadores e trabalhadoras oprimidos deste país e se fez arma em momentos imprescindíveis na construção de uma sociedade melhor.

A fala do iminente secretário corrobora com o pensamento atual de retirada de direitos de cada trabalhador e trabalhadora, lhes cerceando inclusive o direito à greve, uma das parcas armas de luta das quais dispõem para lhes assegurar garantias legítimas.

Não é culpa dos sindicatos a desordem pela qual passa o Brasil, mas, com certeza o Ilustríssimo Senhor Secretário tem ciência disto. A conjuntura é outra e o progresso mencionado por ele, passa, inevitavelmente pela participação de todos os movimentos sociais e sindicais.

Atribuir a estes movimentos o caos ora instalado no país é desconhecer (ou fazer de conta que desconhece) a História brasileira, ou, ainda, tomar partido pela conivência à opressão e aos opressores que também fizeram e fazem parte desta mesma história.

Desqualificar os movimentos sindicais é regredir aos impiedosos anos de chumbo, tempo que certamente o senhor General conhece bem, e que, por certo, anseia implantar na cidade.

A fala do Sr. Secretário, Eliéser Girão, em agressão aos sindicatos, expressa o pensamento conservador, repressivo e de incitação ao ódio de classe que vem adoecendo o nosso país. Seu pensamento deixa cair a máscara e revelar a intolerância, o tom de superioridade de quem acredita que uns poucos privilegiados têm que mandar enquanto outros, vistos como inferiores tem que ajoelhar e obedecer passivamente.

A sua fala infeliz ofendeu, não só os servidores públicos de Mossoró, mas todos os trabalhadores e as trabalhadoras que labutam para construir uma sociedade com mais justiça social.

O Sindiserpum exige respeito aos sindicatos brasileiros e a imediata retratação de sua fala equivocada e perigosa. Exige respeito aos homens e mulheres que construíram a resistência aos desmandos das classes opressoras e conseguiram garantir aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil uma vida mais digna e justa.

Cabe lembrar ainda ao senhor General, digo, secretário, que o senhor não está mais na caserna e que a sua patente militar é totalmente dispensável neste momento em que se assenta em um cargo civil.

Sua experiência deve ser mostrada no que diz respeito à segurança da população mossoroense, não na imposição de seu quepe e medalhas, como forma de intimidação de seus subordinados.

Esperamos respeito para podermos tratá-lo com devida reciprocidade. Assim se faz uma democracia e é isto que, aos poucos trará a devida ordem e progresso esperadas por cada brasileiro e brasileira, branco ou preto, pobre ou rico, civil ou militar, soldado raso ou general.

Marleide Cunha
Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municiais de Mossoró"

 
 
 
 
 
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário