24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
NACIONAL
Da redação
20/01/2017 09:46
Atualizado
12/12/2018 20:52

Corpo de Teori Zavascki já está no IML de Angra

Corpo do ministro do STF foi resgatado na manhã desta sexta (20), após o reinício das buscas no local do acidente, próximo à Ilha Rasa, a menos de 2 quilômetros da areia
Reprodução/Twitter Aeroagora
Os corpos do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do avião que caiu nesta quinta (19) no mar em Paraty, do piloto Osmar Rodrigues de uma mulher ainda não identificada já estão no Instituto Médico-Legal de Angra dos Reis para a necropsia.

Eles foram resgatados na manhã desta sexta (20), após o reinício das buscas no local do acidente, próximo à Ilha Rasa, a menos de 2 quilômetros da areia. No momento, não chove na região, mas o céu está nublado, com o mar revolto e com a visibilidade do fundo do mar prejudicada. Os corpos devem ser liberados ainda nesta sexta.

As buscas, feitas por mergulhadores do Grupamento de Buscas e Salvamento do Rio de Janeiro, estão concentradas agora na retirada dos corpos do piloto Osmar Rodrigues e de outra mulher, que viajava com o grupo, ainda não identificada. As vítimas estão presas nas ferragens da aeronave, a uma profundidade de aproximadamente 4 metros.

Investigações

Uma das preocupações das autoridades é preservar ao máximo os destroços do avião, para não prejudicar as investigações. Uma equipe da Aeronáutica especializada em investigação de acidentes está desde ontem à noite em Paraty. Os técnicos atuam na chamada “fase de ação inicial”, com a finalidade de coletar dados no local.

Para isso, a equipe analisa os destroços, busca indícios de falhas, levanta hipóteses sobre as condições da aeronave nos momentos finais de voo, fotografa detalhes e retira partes do avião para análise, se for o caso. Não é possível estabelecer prazo para o término das investigações, que varia de acordo com a complexidade de cada caso.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é o órgão da Aeronáutica responsável pela condução das investigações.

Mãe e filha estavam no avião

O grupo hoteleiro Emiliano, proprietário do avião, divulgou uma nota à imprensa, informando que as duas mulheres que estavam na aeronave eram Maira Lidiane Panas Helatczuk, de 23 anos, e sua mãe Maria Hilda Panas, de 55 anos. De acordo com a nota, Maira era massoterapeuta e prestava serviço a Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, empresário e dono do grupo hoteleiro, que também estava na aeronave.

A mãe era professora de educação infantil e veio de Juína, no Mato Grosso, para visitar a filha em São Paulo. Carlos Alberto, segundo a nota do grupo Emiliano, as convidou para o fim de semana em Paraty. "O Grupo Emiliano registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos. E informa que está prestando apoio e informações aos familiares", diz a nota.

Além dos três, estavam na aeronave o piloto Osmar Rodrigues e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. Os cinco morreram no acidente e seus corpos foram resgatados da fuselagem do avião nesta sexta.

Com informações da Agência Brasil


 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário