20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
POLÍTICA
Da redação
23/01/2017 08:30
Atualizado
13/12/2018 01:17

“Precisamos mudar a cara da Câmara de Mossoró”, destaca primeiro-secretário

Vereador João Gentil, que está em seu primeiro mandato, relata que um dos desafios da atual legislatura é aproximar mais a sociedade do Poder Legislativo
Assessoria
Eleito com 1.991 votos no pleito de 2 de outubro do ano passado, o vereador João Gentil, do Partido Verde (PV), também assumiu, no dia 1º de janeiro, uma das funções mais estratégicas e importantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal: a 1ª Secretaria. Em conversa com o MOSSORÓ HOJE, o parlamentar destacou os desafios da atual legislatura e as expectativas para o seu primeiro mandato.

De acordo com João Gentil, os atuais 21 edis que integram a Câmara de Mossoró precisam aproximar mais a sociedade do Poder Legislativo, para que assim a imagem desgastada que a Casa possui hoje seja revertida. “Precisamos mudar o cenário, mudar a cara da Câmara, dar resposta à renovação que a população deu, substituindo 13 cadeiras”, pontuou o parlamentar.

Segundo o vereador, uma das primeiras medidas para mudar a imagem da Câmara é dar mais transparência aos atos da Casa. “Sejam financeiros, administrativos, legislativos. Nós temos que levar a Câmara para mais perto da população, precisamos criar mecanismos de levar o vereador para a comunidade, já que a comunidade, na maioria das vezes, não pode vir para dentro da Câmara, então vamos lá, conhecer os problemas, saber in loco o que precisa ser feito para melhorar a vida das pessoas”, disse.

Sobre o trabalho na 1ª Secretaria, João reforça que dará andamento a projetos e pautas de interesse da Prefeitura de Mossoró e da população. “Nossa função é o ordenamento de atas, dar andamento às pautas e projetos de interesse da Prefeitura e, principalmente, da população, dos mossoroenses. Vamos dar celeridade para que a Câmara possa mostrar ao povo de Mossoró que está trabalhando”, frisou.
 
Sustentabilidade

João Gentil destacou ainda em conversa com o MOSSORÓ HOJE que uma das principais bandeiras do seu mandato será o desenvolvimento sustentável da cidade. “Foi com essa mensagem que fomos eleitos, as pessoas se identificaram com o projeto e votaram conosco”, pontuou.

Uma das ações que podem ser executadas no sentido de promover o desenvolvimento sustentável de Mossoró é a abertura de mais áreas verdes no Município. “Inclusive nos primeiros dias de mandato já fizemos reunião com o chefe de Gabinete e com a prefeita de Mossoró, onde falei sobre a necessidade de Mossoró abrir novas áreas verdes, nós temos que parar de pensar que lazer, prática de esporte, é só praça, nós precisamos de menos concretos e mais árvores”, enfatizou.
 
Apoios

 
Considerado um dos principais auxiliares durante a gestão do ex-prefeito Francisco José Júnior, João Gentil hoje integra a base de apoio da prefeita Rosalba Ciarlini. Para a eleição da Mesa Diretora, chegou inicialmente a integrar o grupo de oposição, sendo o primeiro a anunciar o afastamento do projeto. Ele justifica sua decisão:

“Primeiro é preciso fazer um breve relato. Nas eleições de 2016, o PV se coligou com o candidato do PSD, que desistiu no meio da campanha. Naquele momento, vários partidos migraram para o lado A e lado B, o PV decidiu que ia ficar do lado verde, de maneira independente. Eu não apoiei o candidato Tião Couto nem a candidata Rosalba Ciarlini. Se o mandato do partido foi feito de uma maneira independente, por que eu ia, no final, tomar partido de grupo? Fui para algumas reuniões com o G13, mas quando comecei a ver que o grupo estava ligado com uma bandeira político-partidária, eu deixei de ir, e continuei na minha linha independente”, defende-se.

Em relação à escolha pelo nome de Izabel para presidir o Poder Legislativo, João afirma que a edil tem compromisso com a Câmara Municipal. “O grupo de oposição me ofereceu a presidência, mas por honradez à minha palavra, ao meu partido, nós continuamos com o compromisso já firmado. A política não cabe mais manobras, ou você transparece as suas ações, dá credibilidade ao seu mandato, ou você vai ser expurgado da sociedade, da política. Eu não vou fazer isso. Nós estamos começando o nosso mandato”, concluiu.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário