28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
MOSSORÓ
Da redação
23/01/2017 08:51
Atualizado
13/12/2018 14:36

Novo tomógrafo do Tarcísio Maia ainda não está funcionando

Equipamento chegou a ser inaugurado pelo governador Robinson Faria no último 12 de janeiro. Direção do HRTM justifica que aparelho ainda está sendo configurado
Cezar Alves/MH
Desde o dia 13 de dezembro de 2016, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) conta com um novo tomógrafo. No entanto, o aparelho segue sem funcionar, mesmo tendo sido oficialmente inaugurado pelo governador Robinson Faria no último dia 12 de janeiro, com a presença, inclusive, do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Em conversa com o MOSSORÓ HOJE, o diretor do HRTM, Jarbas Mariano, explicou que o equipamento está sendo configurado pela empresa Siemens. “Estamos aguardando eles finalizarem a entrega para dar início ao funcionamento, o que acontecerá após a configuração, que está sendo feita agora”, justifica.

Segundo Jarbas Mariano, a Siemens informou que o processo de configuração pode levar ainda de 10 a 15 dias. “Mas eu não posso dizer a vocês quando realmente vai estar funcionando, depende da empresa, não da gente”, afirmou o diretor do Tarcísio Maia.

Concluídas as etapas de instalação, os pacientes que antes precisavam se descolar para três clínicas conveniadas em Mossoró poderão realizar os exames no próprio Tarcísio Maia, o que não vem acontecendo desde novembro de 2015, quando o antigo tomógrafo deixou de funcionar após 17 anos de uso, sendo que a vida útil do aparelho é de, em média, 10 anos.

Para que fosse possível a fixação do tomógrafo no Hospital, com 16 canais, pesando mais de três toneladas, uma base de concreto com 20 centímetros foi construída no setor em que o aparelho funcionará.

O tomógrafo, adquirido com recursos do programa RN Sustentável, ao custo de R$ 1,5 milhão, realiza exames em curto intervalo de tempo e permite a visualização de cortes mais finos das imagens, promovendo reconstruções tridimensionais e nos vários planos ortogonais, apenas após uma aquisição volumétrica de imagens.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário