25 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:33
MOSSORÓ
Da redação
23/01/2017 12:10
Atualizado
12/12/2018 21:52

Chuva forte deixa parte do Centro sem energia

No trecho entre as Avenidas Augusto Severo e Alberto Maranhão, algumas lojas ficaram sem energia e semáforos pararam de funcionar. Trânsito ficou complicado no local. Previsão é de mais chuvas ao longo da semana.
Maricelio Almeida/MH
A forte chuva que caiu na tarde desta segunda-feira, 23, em Mossoró, trouxe alívio para o homem do campo, mas preocupações recorrentes para quem vive na área urbana, entre elas a falta de energia elétrica. Trechos do Centro da cidade foram afetados, fazendo que lojas ficassem sem energia e semáforos parassem de funcionar entre as Avenidas Augusto Severo e Alberto Maranhão. O trânsito ficou complicado no local.

De acordo com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), as fortes chuvas e ventos registrados na tarde desta segunda-feira (23) em Mossoró desarmaram um alimentador e provocaram a interrupção no fornecimento de energia elétrica apenas em um trecho da Avenida Alberto Maranhão, das 14h46 às 15h23. "A equipe da Cosern está atenta a qualquer ocorrência e solicita a população que informe, por ventura, sobre falta de energia enviando um SMS para o número 26560, informando apenas o número da conta-contrato ou por meio do telefone 116", destacou em nota.

(Foto: Juney Canuto/Cedida)
Antes do início do período chuvoso, a Cosern emitiu nota à população, destacando que em razão das características da rede elétrica, o sistema fica um pouco vulnerável, face à exposição que sofre às descargas atmosféricas - comuns neste período do ano – e ao processo de limpeza da sujeira que se aloja nos componentes da rede elétrica, principalmente nas primeiras chuvas. Quanto mais severas forem as descargas atmosféricas, mas danosas elas podem ser ao sistema elétrico.
 
“A Cosern trabalha de forma preventiva para minimizar os efeitos das descargas atmosféricas na rede elétrica fazendo manutenção no seu sistema de para-raios e promovendo lavagem nas principais subestações, em linhas de transmissão e de distribuição, principalmente aquelas que tem grande interferência das intempéries naturais, tais como salinidade e vento, fatores naturais que produzem acúmulo e aderência de sujeira nos componentes da rede elétrica”, explica a Companhia por meio de nota à imprensa.

A chuva também deixou várias ruas da cidade praticamente alagadas, principalmente na área próxima ao Hiper Bompreço, região sempre afetada com as fortes precipitações, em decorrência do lugar ter abrigado, antes da construção do empreendimento, a Lagoa do Bispo. No Centro, também houve registros de ruas alagadas.

Previsão é de mais chuvas ao longo da semana
 
Com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando sobre o Nordeste, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), está prevendo novas ocorrências de chuvas em algumas regiões do Estado até a próxima sexta-feira (27).
No último fim de semana, da manhã da sexta-feira (20) até a manhã desta segunda-feira (23), a EMPARN registrou chuvas em 39 municípios, com destaque para Natal com um acumulado de 55,8 milímetros (mm), sendo 39 mm no domingo.

Na mesorregião Central, choveu mais forte em Encanto, com 12mm; Pau dos Ferros, com 11mm; Paraná, 10,0mm e Janduís, 5mm. Choveu ainda em Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Rodolfo Fernandes, Apodi, São Rafael e Marcelino Vieira. Na mesorregião Central choveu em Cruzeta, 13,4 mm; Cerro Corá, 11,4mm; São José do Seridó, 4,5mm e Santana do Matos, 3,5mm. Choveu ainda em Macau e Lagoa Nova.

No Agreste potiguar, choveu em Jundiá, 67mm; Monte Alegre, 38mm; Boa Saúde, 37,6mm; Serrinha, 37,3mm; São Bento do Trairi, 31,5mm; Passa e Fica, 29,1mm; Santo Antonio, 28,6mm e Ielmo Marinho, 22mm. Choveu ainda em Bento Fernandes, São Paulo do Potengi, Bom Jesus e Parazinho. Na mesorregião Leste, choveu em Parnamirim (Base Física da Emparn), 96,8mm; em Espírito Santo, 70mm; Natal, 55,8mm e Nísia Floresta, 48,3mm. Choveu ainda em São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim e Taipu.



 

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário