26 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:39
POLÍTICA
Da redação
24/01/2017 13:31
Atualizado
13/12/2018 01:17

Assembleia Legislativa cria Comissão Especial de Segurança

Larissa Rosado é uma das integrantes da Comissão, que conta ainda com Márcia Maia, Vivaldo Costa, Getúlio Rego, Hermano Morais, Jacó Jácome e Kelps Lima.
Assessoria
Diante da crise no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa criou nesta segunda-feira, 23, uma Comissão Especial para acompanhar a destinação dos recursos e propor ações em conjunto com os poderes no combate ao crime.

Comporão a Comissão os deputados Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSDB), Vivaldo Costa (PROS) Getúlio Rego (DEM), Hermano Morais (PMDB), Jacó Jácome (PSDB) e Kelps Lima (SD), como definido em reunião de líderes.

Para Larissa, que retorna à Casa, a ideia de criar uma Comissão para discutir ações efetivas que combatam o aumento da criminalidade no RN é mais que oportuna.

“O nosso Estado teve um aumento de 121,6% em mortes violentas jovens. Diante desse número alarmante e da sensação de insegurança, é necessário que haja um planejamento de ações especiais voltadas para aumentar a segurança nas cidades, com envolvimento de outros setores do Poder Público, sobretudo na área de educação”, afirma a parlamentar.

Mossoró

A pessebista chamou atenção para os números da criminalidade em Mossoró, que somente este ano já contabiliza 16 homicídios. Em 2016 foram 217 pessoas assassinadas.

“É preciso traçar estratégias preventivas e políticas públicas de combate e controle da criminalidade e para uma gestão mais efetiva. Não podemos continuar colocando a responsabilidade da segurança pública apenas nas polícias. Precisamos trabalhar para reconstruir nossa qualidade de vida, utilizando a educação, a saúde, a geração de empregos, o resgate familiar e a ressocialização para frear essa violência no Rio Grande do Norte”, enfatiza Larissa Rosado.

Ações

A criação da Comissão Especial é um das frentes de atuação do Poder Legislativo referentes à crise prisional, que aprovou projetos na área de Segurança Pública e Sistema Prisional hoje, durante autoconvocação na Casa José Augusto.

Uma das propostas prevê a doação de até 50 viaturas policiais, no valor total de R$ 5 milhões, às Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), e de Justiça e Cidadania (SEJUC), além da doação de 85 ambulâncias à Secretaria de Estado da Saúde Pública.
Além desses, os deputados estaduais avaliaram o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 023/15, de iniciativa do Governo do Estado, que dispõe sobre a convocação excepcional de servidores estaduais inativos, no âmbito da segurança pública, para a execução de atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. 

Programa do Leite

Em aparte no Plenário da AL, Larissa aproveitou pra reivindicar do Governo do Estado, informações acerca da redução na distribuição do leite em Mossoró. Segundo a deputada, eram distribuídos na capital do Oeste oito mil litros de leite/dia. Hoje, são apenas quatro mil.

“Conversei com produtores e beneficiários do Programa que esperam uma explicação para essa redução. O Programa do Leite é importante não só para quem recebe, mas, para quem comercializa também. Então, iremos esmiuçar essa informação no decorrer do mandato”, garante Larissa, ao dizer se dizer feliz por estar de volta à Casa do povo, onde poderá trazer os anseios da população de Mossoró e do Estado. 

Com informações da Assessoria/Larissa Rosado
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário