24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
POLÍCIA
Da redação
27/01/2017 05:54
Atualizado
13/12/2018 11:34

Supermaconha tem poder viciante sete vezes superior, diz perito do ITEP ao incinerar 789 kg de drogas

Um grande esquema de segurança foi montado para transportar a droga até a Usibras, onde foi incinerada no forno de alta temperatura; a droga está avaliada em mais de 3,5 milhões
A Polícia Civil queimou no manhã desta sexta-feira (27), 789 quilos de drogas, sendo 318 quilos de supermaconha (skunk) e 471 quilos de maconha, que foram apreendidas enterrada no quintal de uma residência do assentamento São Sebastião, no município de Upanema, na terça-feira (24).

Veja mais
Polícia apreende 318kg de supermaconha e 471 kg de maconha enterrados em Upanema

Polícia detalha apreensão de quase uma tonelada de supermaconha e maconha em Upanema

Polícia diz que supermaconha apreendida seria distribuída durante o carnaval no RN e no CE

A droga foi incinerada no forno de 1.400 graus da Usibras. Antes, havia passado por análises no Instituto Técnico-científico de Policia (ITEP), que já concluiu este laudo, apontando que realmente trata-se de maconha e da supermaconha.

O delegado Denys Carvalho explica como a supermaconha é produzida e o seu poder destrutivo. O perito Otávio Domingos, do ITEP do RN, explicou que a supermaconha tem pontencial 7 vezes superior a maconha normal para viciar o usuário.

A droga, após ter sido apreendida em Upanema, ficou guardada no II Batalhão de Polícia MIlitar, por reunir mais segurança. Na manhã desta sexta-feira, 27, foi levada por policiais civis armados com fuzis para ser incinerada no forno da Usibras.


Sobre a supermaconha ou skunk

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola


Skank (também conhecida como supermaconha e skunk) é uma droga mais potente que a maconha, ambas são retiradas da espécie Cannabis sativa e, por esse motivo, possuem em suas composições o mesmo princípio ativo - THC (Tetra-hidro-canabinol).

O que torna o Skank uma forma mais concentrada de entorpecente?

A diferença é proveniente do cultivo da planta em laboratório. O preparo da Cannabis sativa para obtenção do Skank é feito em estufas com tecnologia hidropônica (plantação em água).

Segundo estudos, no skank há um índice de THC sete vezes maior que na maconha. A porcentagem chega até 17,5%, sendo que na maconha é de 2,5%. Sendo assim, a quantidade necessária para entorpecer o indivíduo é bem menor.

Ações no organismo: A droga começa a ser absorvida pelo fígado até que o composto THC alcance o cérebro e o aparelho reprodutor.

Efeitos colaterais: como já foi dito, a espécie Skank é mais entorpecente que a maconha, seu uso leva a alterações da serotonina e da dopamina no organismo, e fazem o indivíduo ter dificuldades de concentração por provocar danos aos neurônios. Provoca também lapsos de memória e afeta a coordenação motora.

Em geral, os efeitos da droga Skank são semelhantes aos da maconha: excitação, aumento de apetite por doces, olhos vermelhos, pupilas dilatadas, alucinações e distúrbios na percepção de tempo e espaço.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário