28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:09
MOSSORÓ
Da redação
27/01/2017 08:21
Atualizado
13/12/2018 12:07

Servidores municipais mantêm indicativo de greve e não aceitarão parcelamento dos salários de dezembro

Categoria se reuniu em assembleia na manhã desta sexta, 27, e anunciou que aguardará cumprimento da proposta apresentada pela Prefeitura, de pagar janeiro até o fim desse mês e o restante de novembro em 11 de fevereiro
Maricelio Almeida/MH
Reunidos em assembleia geral na manhã desta sexta-feira, 27, no auditório do Hotel VillaOeste, os servidores públicos municipais de Mossoró decidiram manter o indicativo de greve da categoria, dessa vez com votação agendada para o dia 23 de fevereiro. Eles anunciaram também que não aceitarão o parcelamento dos salários de dezembro, proposta que vem sendo estudada pela Prefeitura.

Na pauta de votação da assembleia desta sexta, 27, que contou com a presença de cerca de 400 servidores, estava a proposta apresentada pelo Município, que prevê o pagamento da folha de janeiro no próximo dia 31; pagamento, em 11 de fevereiro, do restante da folha de novembro, incluindo 13º dos aniversariantes do mês, e início da reposição do PMAQ.



A Prefeitura também garantiu que irá pagar a folha de fevereiro, com o reajuste do piso nacional do magistério retroativo a janeiro, em 2 de março, e marcou uma nova audiência com os servidores para o dia 22 de fevereiro, quando deverá apresentar uma posição em relação aos salários de dezembro.

“Para não mostrar que os servidores são incompreensivos e não entendem a situação atual do Município, a categoria avaliou a proposta e avaliou também que a Prefeitura está buscando negociar, tanto que há uma nova audiência marcada, e no momento, aceita essa proposta, mas aguarda com indicativo de greve previsto para o dia 23 de fevereiro”, destacou Marleide Cunha, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum).



Na audiência do dia 22, a categoria vai apresentar à prefeita Rosalba a proposta deliberada na assembleia desta sexta: receber os salários de dezembro de forma integral. Em conversa com a imprensa nesta quinta, 26, a gestora mossoroense informou que deve começar a pagar esse débito no dia 11 de março.

“A categoria, claro, gostaria de receber tudo que tem direito, mas entendeu que nesse momento a Prefeitura ainda não teria condições de pagar todo o débito, até porque pelos cálculos que estipulamos aqui, de tudo que os servidores têm direito que ficou em atraso na gestão passada, dá em torno de R$ 25 milhões. Vamos dar oportunidade ao Município para apresentar uma proposta para o pagamento de dezembro”, justificou Marleide.

Ainda segundo a presidente do Sindiserpum, neste momento o início de uma greve poderia ser considerado até mesmo ilegal. “A categoria está atenta, justamente por isso foi definido a continuidade do indicativo de greve, mas não teríamos como, até legalmente, definir a greve hoje, porque uma greve acontece quando não há negociação, e nesse caso o canal de negociação está aberto”, concluiu.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário